HOME      SOBRE A SMAR      JUNTE-SE A NÓS      FALE CONOSCO      MAPA DO SITE

 

PROFIBUS-PA: Configurando ciclicamente o FP303 - Conversor de PROFIBUS-PA para 3-30 psi

 



César Cassiolato

César Cassiolato, Diretor de Marketing, Qualidade, Assistência Técnica e Instalações Industriais - SMAR Equipamentos Industriais Ltda.
cesarcass@smar.com.br

Configuração Ciclica do FP303

O mestre da rede profibus executa o processo de inicialização com o equipamento através do arquivo gsd, que possui detalhes de revisão de hardware e software, bus timing do equipamento e informações sobre a troca de dados cíclicos.

O FP303 possui 01 bloco funcional de saída analógica (AO), que o mestre classe 1 usa para executar os serviços cíclicos. O usuário deve escolher qual a configuração é mais adequada a sua aplicação. Se o bloco AO do escravo estiver em AUTO, ele recebe o valor e o status do setpoint do mestre classe 1. Além disso, o usuário pode alterar este valor via mestre classe 2 se o status do setpoint for igual a 0x80 (“good”) e as seguintes configurações podem ser escolhidas:

  • SP;
  • SP/CKECKBACK;
  • SP/READBACK/POSD;
  • SP/READBACK/POSD/CKECKBACK.

Se o bloco AO está em RCAS, o equipamento recebe o valor e status do setpoint somente via master classe 1, sendo o status sempre igual a 0xc4(“IA”). As seguintes configurações podem ser escolhidas:

  • SP; 
  • SP/CKECKBACK; 
  • SP/READBACK/POSD; 
  • SP/READBACK/POSD/ CKECKBACK; 
  • RCASIN/RCASOUT; 
  • RCASIN/RCASOUT/ CKECKBACK; 
  • SP/READBACK/RCASIN/RCASOUT/POSD/CHECKBACK.

O exemplo a seguir mostra os passos necessários para integrar o FP303 em um sistema PA. Estes passos são válidos para todos os equipamentos da linha 303 da SMAR:

  1. Copie o arquivo gsd do FP303 para o diretório de pesquisa do configurador PROFIBUS, normalmente chamado de GSD;
  2. Copie o arquivo bitmap do FP303 para o diretório de pesquisa do configurador PROFIBUS, normalmente chamado de BMP;
  3. Após escolher o mestre, defina a taxa de comunicação. Não esqueça que os couplers podem ter as seguintes taxas de comunicação: 45.45 kbits/s (Siemens), 93.75 kbits/s (P+F) e 12Mbits/s (P+F, SK3). O link device IM157 pode ter até 12Mbits/s;
  4. Acrescente o FP303 e especifique o seu endereço no barramento;
  5. Escolha a configuração cíclica via parametrização com o arquivo gsd, que depende da aplicação, conforme visto anteriormente. Lembre-se que esta escolha deve estar de acordo com o modo de operação do bloco AO.Nestas condições atentar para o valor do status do valor de setpoint que deve ser 0x80(Good), quando o modo for Auto e 0xc4(IA) quando for Rcas.
  6. É permitido ativar a condição de watchdog, que faz o equipamento ir para uma condição de falha segura ao detectar uma perda de comunicação entre o equipamento escravo e o mestre. Como o FP303 estará em um elemento final é recomendável a configuração de um valor de falha segura.

O FP303 possui o seguinte diagrama funcional, conforme a figura 1:



Figura 1 – Diagrama Funcional FP303 - SMAR

A SMAR possui uma ampla equipe especializada em projetos, certificações de redes e instalações em PROFIBUS. Para mais detalhes, acesse o canal direto de comunicação com os engenheiros especialistas em instalações e tecnologia PROFIBUS e AS-i da SMAR: http://www.smar.com/brasil2/especialistas_profibus.asp


Consulte a solução completa SMAR PROFIBUS:

Referências:

  • Manuais SMAR PROFIBUS

 

Links Relacionados:

 

Data de publicação: 1/26/2012 2:06:31 PM