HOME      SOBRE A SMAR      JUNTE-SE A NÓS      FALE CONOSCO      MAPA DO SITE

 

Controladores DF63 e DF75: características e diferenciais

Rodrigo Aznar Mendes
Divisão de Desenvolvimento da SMAR


Painel de DFIs

Os controladores DF63 e DF75, da família DFI302 – Plataforma de Controle e Automação de Processos, são parte integrante do sistema de controle de processos SYSTEM302.

Elemento chave na arquitetura distribuída dos sistemas de controle de campo, o DFI302 possui características de comunicação com acesso direto a E/S e controle avançado para aplicações contínuas e discretas. Com conceito modular, o DFI302 pode ser instalado em painéis nas salas de controle ou em caixas seladas no campo. É altamente expansível e indicado para pequenas aplicações e/ou grandes e complexas plantas.

Algumas características e diferenciais dos controladores DF63 e DF75:

 

DF63 – Controlador HSE / 4 canais Foundation H1
O DF63 é a segunda geração de Controladores SMAR com 4 canais Foundation H1, suportando até 16 equipamentos de campo H1 por canal.

Flexível
Através de links H1 ou links HSE (High Speed Ethernet) o DF63 pode integrar o controle de diferentes formas:

  • Controle concentrado no controlador (links entre controlador e equipamentos de campo nele instalados);
  • “Controle no campo” e distribuído (links entre equipamentos de campo no mesmo canal H1 ou em diferentes canais H1);
  • Controle entre áreas:
    - entre controladores (HSE-HSE);
    - entre um “controlador1” e equipamentos de campo instalados em um “controlador2” (HSE-H1) ou vice-versa;
    - entre equipamentos de campo instalados em diferentes controladores (ponte H1-HSE-H1);

Fica a cargo do engenheiro de automação da planta definir a combinação de cenários de acordo com a arquitetura de controle que for mais apropriada à sua aplicação específica.

Interoperável
A SMAR, pioneira em Foundation fieldbus, tem colocado em operação sistemas com equipamentos de campo dos mais diversos fabricantes, além dos próprios transmissores SMAR. Nas plantas em operação com o DF63 já é realidade escolher um equipamento de campo que seja o “melhor de sua classe” para uma determinada aplicação, sem estar atado a um único fabricante.

Versátil
Opera como mestre ou escravo Modbus, integrando-se a outros equipamentos que não sejam do tipo Foundation H1 ou HSE. Permite a integração dos benefícios da tecnologia Foundation fieldbus a sistemas legados. É possível assim uma migração gradativa da planta, preservando investimentos e maximizando a disponibilidade da planta.

 

DF75 – Controlador Lógico HSE
O módulo DF75 é a segunda geração de Controladores Lógicos SMAR.

Dedicado
Para aplicações que requerem maior performance, o DF75 é o controlador indicado. É dedicado ao controle discreto executando lógica ladder com acesso a cartões de E/S, além de possuir o maior limite de pontos e blocos funcionais ladder entre os controladores DFI302.

Versátil
Como escravo Modbus, o DF75 permite o mapeamento dos pontos da ladder e de E/S como pontos Modbus, facilitando a integração com outros equipamentos.

 

Características comuns a DF63 e DF75
Ambos suportam as linguagens de blocos funcionais e ladder, bem como o acesso a cartões de E/S.

Integração do controle contínuo e controle discreto
Com a utilização do bloco funcional flexível (FFB) é possível a integração entre controle contínuo e controle discreto, bem como entre diferentes padrões de redes digitais através de links HSE.

Tolerância a falhas / Disponibilidade
Com duas portas 10/100 Mbits Ethernet é obtida a redundância de rede, cobrindo falhas de cabos ou de outros componentes da rede. Há também a redundância de toda a configuração e de todas as funções dos controladores utilizando a estratégia Hot Standby de redundância.

O SYSTEM302 possui redundância em todos os níveis do sistema, cobrindo todos os tipos de falha física passíveis de ocorrência. Assim, é garantida a segurança e a disponibilidade da planta nos aspectos de controle, supervisão e operação.

Confibialidade
Algumas das aplicações que utilizam o SYSTEM302 e os controladores DF63 e DF75:

Planta / Local

Segmento

SMAGP – Síria

Petróleo & Gás

Eletronuclear – Angra dos Reis – RJ

Energia Nuclear

Eletronorte – Pará

Elétrico

Banatski Dvor – Sérvia

Petróleo & Gás

Rhodia – Paulínia – SP

Química

Deten – Camaçari – BA

Petroquímica

Corning – Concord N.C. – EUA

Fibra Ótica

Duke Energy – Oconee S.C. – EUA

Energia Nuclear

Firmenich – SP

Química/Perfumes

Spirax Sarco - Itália

Termoelétrica

Para conhecer em detalhes as características e especificações dos controladores SMAR acesse http://www.smar.com/brasil2/products/dfi302.asp e consulte o manual do usuário.

Data de publicação: 1/11/2012 2:15:24 PM