HOME      SOBRE A SMAR      JUNTE-SE A NÓS      FALE CONOSCO      MAPA DO SITE

 

Soluções para Indústrias

 

Açúcar & Etanol

O mercado sucroalcooleiro brasileiro vem despertando a atenção em nível mundial. O baixo custo de produtividade, as condições climáticas favoráveis e a geografia permitem ao país explorar várias culturas, entre elas e em larga escala, a cana-de-açúcar vem posicionando o país como favorito na liderança neste mercado. Além disso, o Brasil possui as mais avançadas tecnologias para a produção de açúcar e álcool.

A transformação e movimentação do segmento mobilizam toda a cadeia e as empresas fornecedoras têm grande papel como parceiras nessa empreitada e todos remam para a sustentabilidade e independência do Brasil.

Respaldada na experiência de mais de trinta anos no segmento de açúcar e álcool, a SMAR investe em pesquisas para o desenvolvimento e aprimoramento de seus produtos e hoje é líder mundial em automação e controle neste mercado.

Para fornecer o máximo de eficiência a SMAR identifica as necessidades de seus clientes, especifica o sistema de automação industrial e todos os equipamentos necessários para a planta, além de executar a instalação e capacitar a mão-de-obra.

Por meio de suas soluções completas em automação, acompanha e dimensiona com maior eficiência os processos de produção, auxiliando os planos de investimentos e melhorias futuras. Além disso, a SMAR possui um amplo suporte téncico composto por sua Engenharia de Aplicações, Assistência Técnica e Instalações e suporte online via internet e 24 horas.

A atuação da SMAR dentro da usina vai desde a chegada da cana até a saída do produto final. Sua atuação abrange:

  • Recepção de cana
  • Preparo de cana
  • Moenda
  • Difusor
  • Tratamento de caldo
  • Evaporação
  • Flotação
  • Fábrica de açúcar
    • Cozedores à vácuo
    • Cozedores contínuos
    • Centrífugas
    • Secagem de Açúcar
    • Empacotamento
  • Refinaria de Açúcar
  • Fermentação
    • Batelada
    • Contínua
  • Destilaria
  • Tancagem de álcool
  • Geração de vapor
  • Geração de energia elétrica

A SMAR reconhece suas responsabilidades com o meio ambiente e procura nortear seus objetivos de acordo com os princípios de desenvolvimento sustentável. A SMAR respeita as normas pertinentes em seu ramo de atividade, pesquisando e utilizando os métodos mais adequados a fim de reduzir danos ambientais e incrementar a proteção à natureza.

 



 

Livro de Referência em Açúcar & Álcool da SMAR (português)
El Libro de Referencias para el azúcar y el alcohol (español)
The Sugar & Alcohol Reference Book (english)
 
Your sugar and ethanol diserve SMAR solutions (english)
O seu Açúcar & Álcool merecem SMAR (poruguês)
Su azúcar y alcohol merecen SMAR (español)
 
Ethanol Industry Solutions (english)
 
Sugar Application Notes 2 (português)
Sugar Application Notes 1 (español)
Sugar Application Notes 2 (español)
 
SMAR, paixão desde o início da vida (português)
 
Benefícios da Medição Contínua de Densidade e Concentração nos Processos de Fabricação de Açúcar & Álcool
Control del Proceso de Fermentación Utilizando el DT301 - Touché (español)
 
Benefícios da Medição Contínua de Densidade e Concentração nos Processos de Fabricação de Açúcar & Álcool
Transmissor de nível por onda guiada SMAR - Aplicação em Usinas e Destilarias.





Alimentos & Bebidas

O mercado de alimentos no Brasil tem sido alvo de grandes investimentos e é um dos que mais cresce. O setor emprega mais de 1.200.000 trabalhadores e existem 43.207 empresas.

O faturamento da indústria de alimentos e bebidas já ultrapassou R$190 bi, sendo que desse montante, 84,5% é apenas da indústria de alimentos. O restante é da industria de bebidas.
O segmento de açúcares e derivados é o que mais cresceu, em torno de 30,9%. Em seguida vem o de chocolate, cacau e balas com 13,3%.

As projeções para o setor de bebidas são de que em 2008 será a vez de realizar pesados investimentos em aumento de capacidade produtiva. Além de capacidade fabril, o interesse do consumidor de baixa renda que está entrando no mercado, em especial na região Nordeste, assim como o consumidor da classe A, que dá cada vez mais fôlego para as categorias premium.

No segmento de refrigerantes, as vendas deverão crescer mais de 7%, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir). As regiões Norte e Nordeste continuarão a ser a menina dos olhos do setor de bebidas devido ao aumento da renda disponível. O setor de cervejaria tem como pano de fundo a expectativa de crescimento de mais de 6% em 2008.

A SMAR oferece ampla linha de produtos e serviços de automação utilizando as mais modernas tecnologias.

A SMAR oferece soluções robustas, escalonáveis, de fácil utilização e com foco na eficiência na produção, flexibilidade do produto e rastreabilidade, manutenção e desempenho da planta, e conformidade regular durante todas as fases de um projeto - desde o desenvolvimento do projeto inicial até a instalação de futuras expansões.

Nossas soluções oferecem robustez e qualidade dentro de padrões reconhecidos internacionalmente. A SMAR fornece a automação completa e soluções integradas para a indústria de laticínios, alimentos, bebidas, cervejaria, nutricionais, farmacêuticas, biotecnológicas etc.

Cervejaria Application Notes (português)
Brewings Application Notes (english)
Transmissor de nível por onda guiada SMAR - Aplicação na Sadia S.A - Uberlândia - MG.
Transmissor de nível por onda guiada SMAR - Aplicação na Cargill - Uberlândia - MG.

 




Biodiesel

A dimensão e a diversidade do mercado brasileiro para o biodiesel permitirá a ampliação do parque industrial em todo o país, possibilitando o surgimento e a evolução de novas empresas.

A diversidade de oleaginosas disponíveis no Brasil é uma garantia do suprimento e da qualidade, agregando competitividade frente aos demais combustíveis além de contribuir com uma política de inclusão social, possibilitando a participação do agronegócio e da agricultura familiar.

Hoje, 10% do diesel consumido no Brasil são importados. Este combustível é um dos mais utilizados no país, com comercialização anual da ordem de 38,2 bilhões de litros, o que corresponde a 57,7% do consumo nacional de combustíveis veiculares.

O biodiesel permite a economia de divisas com a importação de petróleo e óleo diesel. Trata-se de uma vantagem estratégica ao reduzir a dependência das importações de petróleo. O uso comercial do B2 (mistura de 2% do biodiesel ao diesel) cria um mercado potencial para a comercialização de 800 milhões de litros de biodiesel/ano, o que representa uma economia anual da ordem de US$ 160 milhões na importação de diesel.

Este combustível já é utilizado comercialmente nos Estados Unidos e em países da União Européia. Entretanto, o continente tem restrições quanto à área de cultivo disponível para oleaginosas e a capacidade industrial, o que abre oportunidades ao Brasil para exportar seu combustível.
O reconhecimento internacional alcançado é o maior reflexo da qualidade de nossos fornecimentos de sistemas de automação, equipamentos de instrumentação e serviços, possibilitando à SMAR, prover a melhor tecnologia em automação e controle de processos para a produção de biodiesel, executando projetos de automação completos de usinas de biodiesel em qualquer lugar no mundo, além de servicos e suporte para essas indústrias.

A SMAR fornece soluções completas dando flexibilidade e controle total sobre os processos.

  • Armazenagem de grãos/farelo
  • Extração de Óleo
  • Degomagem
  • Transesterificação
  • Tratamento Glicerina
  • Tancagem

A SMAR reconhece suas responsabilidades com o meio ambiente e procura nortear seus objetivos de acordo com os princípios de desenvolvimento sustentável. A SMAR respeita as normas pertinentes em seu ramo de atividade, pesquisando e utilizando os métodos mais adequados a fim de reduzir danos ambientais e incrementar a proteção à natureza.

SYSTEM302-7: Sucesso garantido com PROFIBUS em plantas de biocombustíveis e bioenergia

 


 

Bioenergia

A escalada dos preços de petróleo e as mudanças climáticas globais abrem novo espaço para o posicionamento do setor energético brasileiro. Esse cenário prevê alterações na dinâmica da oferta de energia, reforçando a necessidade de sustentabilidade do mercado.

A principal força propulsora do crescimento da demanda por agroenergia será a pressão social pela substituição de combustíveis fósseis. Percebe-se uma oportunidade para o Brasil ingressar em um mercado promissor, permitindo a consecução de diversos objetivos nacionais e globais.

O novo cenário do segmento bionergético mobiliza todo o mercado. As empresas fornecedoras participam desse novo posicionamento contribuindo para sustentabilidade e independência do Brasil.
O reconhecimento internacional alcançado é o maior reflexo da qualidade de nossos fornecimentos de sistemas de automação, equipamentos de instrumentação e serviços, possibilitando à SMAR, prover a melhor tecnologia em automação e controle em sistemas de aproveitamento e conversão de biomassa sólida, líquida e gasosa, para fins energéticos, executando projetos de automação completos em qualquer lugar no mundo, além de servicos e suporte para essas indústrias.

A SMAR reconhece suas responsabilidades com o meio ambiente e procura nortear seus objetivos de acordo com os princípios de desenvolvimento sustentável. A SMAR respeita as normas pertinentes em seu ramo de atividade, pesquisando e utilizando os métodos mais adequados a fim de reduzir danos ambientais e incrementar a proteção à natureza.


 

Cervejaria

O Brasil está entre os quatro maiores produtores de cerveja. A China lidera o ranking, em seguida vem os Estados Unidos e a Alemanha. A produção no Brasil vem se destacando e a cada ano há registros do seu crescimento. No ano de 2007, por exemplo, o consumo da bebida apresentou crescimento em relação ao ano anterior, totalizando 10,34 bilhões de litros.

O setor conta hoje com 60 cervejarias de pequeno e médio porte e emprega mais de 150 mil pessoas, entre postos diretos e indiretos, não pára de investir. Nos últimos cinco anos, as indústrias cervejeiras investiram mais de R$ 3 bilhões.

A SMAR, através do SYSTEM302 e de uma ampla linha de instrumentação, possui soluções que garantem a qualidade e a homogeneidade dos produtos.Uma solução única da SMAR é o sistema de medição e controle do Grau Plato através de seu transmissor de densidade e concentração, Série DT300 (4-20mA/HART, FF e Profibus).

Estes instrumentos medem o Grau Plato continuamente e em tempo real durante o processo de fermentação da cerveja, representando uma grande evolução em relação ao sistema convencional que se baseia em amostragem e análise de laboratório.

Fermentação é o processo pelo qual carboidratos fermentáveis são convertidos pelo fermento em álcool e outros sub-produtos. Vários fatores influenciam o processo de fermentação da cerveja, especialmente a composição do mosto e as condições de fermentação. A composição do mosto modifica a fermentação pela presença e concentração de vários nutrientes, pH, grau de aeração e temperatura.

Estes fatores podem afetar a taxa de fermentação, a extensão da fermentação, a quantidade de levedura produzida e a qualidade da cerveja. As condições de fermentação são influenciadas pelo tempo, temperatura do mosto, volume, design do tanque de fermentação, pressão, agitação e correntes no mosto.

Como se pode observar, o processo de fermentação da cerveja é bastante complexo, sendo influenciado por diversos fatores. Para se monitorar este processo usa-se o Grau Plato, que é uma unidade de concentração, que, por definição, é a porcentagem em massa de sacarose presente em uma solução. Portanto, conhecendo-se o Grau Plato é possível monitorar e controlar o processo de fermentação da cerveja.

O transmissor de densidade DT, projetado e patenteado pela SMAR, é o único transmissor de densidade no mercado que fornece o Grau Plato continuamente, em tempo real e com precisão de laboratório, durante todo o processo de fermentação. Este transmissor de densidade modelo sanitário é adequado para instalação em cervejarias, já que utiliza uma conexão sanitária tipo tri-clamp para acoplamento ao processo. O acabamento superficial de sua sonda segue as recomendações da norma 3A e seu formato foi especialmente projetado para permitir a limpeza CIP, sem a necessidade de retirar o equipamento do processo. Além disso sua instalação pode ser feita em tanques de fermentação já existentes, pois a SMAR desenvolveu um adaptador para receber o transmissor de densidade, que é instalado no tanque sem a necessidade de solda e, portanto, sem a necessidade de se refazer o polimento interno no tanque.

O DT indica o instante exato que o processo do término da fermentação e, portanto, o momento em que o tanque está pronto para ser refrigerado, dando início ao processo de maturação da cerveja. Esta característica permite a otimização do consumo de energia, reduzindo custos. Além disso, com a medição do Grau Plato em tempo real o operador sabe o estado atual do processo, permitindo uma reação imediata caso ocorra qualquer mudança indesejada no processo. Isto reduz erros e perdas comumente associadas à tomada de amostras.

Application Notes - Cervejaria (Português)
Application Notes - Brewing (English)
Application Notes - Cervecería (Espanol)


 

Energia

A geração de energia elétrica é uma atividade humana básica já que está diretamente relacionada com as necessidades primárias do homem. É obtida principalmente através de termoelétricas, usinas hidroelétricas, usinas eólicas e usinas termonucleares.

A geração de eletricidade é o primeiro processo na entrega da eletricidade aos consumidores. Outros três processos são transmissão, distribuição e a venda da eletricidade. As turbinas podem ser movidas usando o vapor, a água, o vento combustíveis fósseis, reatores nucleares, e da energia potencial gravitacional das barragens das usinas hidroelétricas.

A SMAR tem forte atuação junto as empresas de geração de energia elétrica, atuando no controle de caldeiras (Biomassa, Cogeração e Industriais) ou monitoração e controle de automação nas turbinas. A SMAR oferece soluções completas e integradas para o segmento de Energia, desenvolvendo controles eficientes, garantindo o suprimento de energia para a planta com alta confiabilidade ao fornecimento para sistemas de cogeração e venda de energia elétrica.

 


 

Ensino e Pesquisa

A atuação da SMAR para o desenvolvimento tecnológico do país tem se dada por meio de várias estratégias. Uma das ferramentas é o fomento de parcerias com universidades e escolas técnicas para disponibilizar conhecimento e informação sobre suas tecnologias, com o objetivo de promover atualização e conhecimento técnico no que há de mais moderno no mercado.

Os programas especiais, patrocinados pela SMAR têm o objetivo de capacitar recursos humanos em áreas consideradas estratégicas e disseminar o desenvolvimento da atividade de pesquisa. O fornecimento de plantas didáticas às instituições de pesquisa fortalece o compromisso da empresa em agregar conhecimento científico.

Assista ao Vídeo Institucional da Planta Didática SMAR

 

 


 

Farmacêutico

O mercado farmacêutico mundial deve movimentar US$ 1,3 trilhão até 2020, o que dobrará o valor movimentado hoje, devido à crescente demanda por medicamentos e tratamentos preventivos. Países emergentes como Brasil, China, Índia, México e Rússia devem responder por um quinto das vendas nesse setor.

Assim como qualquer segmento de mercado, a indústria farmacêutica busca resultados, o aperfeiçoamento dos processo, a redução de custos e a excelência operacional. Para tanto o uso inteligente das informações torna-se indispensável com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria nos processos.

Acompanhando as necessidades de mercado, a SMAR se posiciona com soluções em automação que vão desde o controle do chão-de-fábrica e extraploando ao cenário do gerenciamento avançado das informações, proporcionando benefícios aos seus usuários.

A SMAR através do SYSTEM302 e sua arquitetura baseada em redes, com os mais diversos protocolos industriais, instrumentação inteligente, gerenciamento de ativos, permite a fácil integração com as várias unidades de controle. Além disso, o SYSTEM302 proporciona a visibiliadade desde o chão-de-fábrica até o nível corporativo com soluções abertas, de fácil integração com DCSs, PLCs e a instrumentação. As soluções SMAR possuem alta robustez, alta disponibilidade, com diversos níveis de redundância e instrumentação de alta performance.

 


 

Papel & Celulose

A SMAR possui uma ampla linha de produtos, sistemas e soluções para este segmento. O SYSTEM302-7 é a melhor solução em automação para este segmento, onde em uma arquitetura totalmente digital, com múltiplos protocolos, base de dados única e solução híbrida leva aos usuários os melhores benefícios.

Além disso, a SMAR possui um amplo portifólio de equipamentos com protocolos HART, Profibus e Fieldbus que proporcionam a excelência operacional no segmento.Os seus equipamentos de campo possuem diagnósticos avançados que facilitam a integração em ferramentas de diagnose e manutenção, como por exemplo, baseada em EDDL e FDT/DTM. 

São fabricados dentro dos mais rígidos padrões de qualidade e de acordo com as mais diversas normas internacionais.

Aplication Notes Papel e Celulose (português)
Pulp Application Notes (english)
DTSeries - Pulp & Paper Application Notes (english)
Folder Papel & Celulose (english)
Transmissor de nível por onda guiada SMAR - Aplicação em polpa de celulose - Schweitzer Mauduit - RJ

 


 

Petróleo & Gás

A abertura do mercado de petróleo e gás vem transformando o Brasil em um dos países mais promissores em todo o mundo para negócios neste setor. As previsões indicam que a produção brasileira de petróleo e gás deva dobrar, o que coloca a indústria de petróleo entre os segmentos mais dinâmicos da economia nacional, com impactos diretos sobre o emprego e a renda.

O setor de petróleo e gás tem evidenciado enorme potencial de alavancagem econômico-financeira, face ao seu impacto multiplicador sobre as demais cadeias produtivas.

No cenário brasileiro a participação do gás na matriz energética ainda é tímida. Para muitos setores produtivos, a mudança para o GN tem especial relevância em sua competitividade e, no caso particular do setor elétrico, o gás se constitui em motor da evolução institucional em diversos países.

As perspectivas para a expansão do mercado de gás natural, são de que o governo mantenha firme o propósito de aumentar a participação do gás na matriz energética e assim como vários segmentos de mercado, o segmento de petróleo e gás passa por um momento de grande investimento, onde a busca por resultados, o aperfeiçoamento dos processos, o gerenciamento, a qualidade e confiabilidade das informações, a segurança operacional e redução de custos têm sido os objetivos principais. Para tanto o uso inteligente das informações torna-se indispensável com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria nos processos.

Acompanhando as necessidades de mercado, a SMAR se posiciona com soluções em automação que vão desde o controle do chão-de-fábrica e extraploando ao cenário do gerenciamento avançado das informações, proporcionando benefícios aos seus usuários.Com sua linha de computadores de vazão, assim como seu sistema de tancagem em tecnologia fieldbus, a SMAR provê ao mercados as melhores soluções em medições fiscais e transferência de custódia.

A SMAR através do SYSTEM302 e sua arquitetura baseada em redes, com os mais diversos protocolos industriais, gerenciamento de ativos e solução MES, permite a fácil integração com as várias unidades de controle.Além disso, o SYSTEM302 proporciona a visibiliadade desde o chão-de-fábrica até o nível corporativo com soluções abertas, de fácil integração com DCSs, PLCs e a instrumentação.As soluções SMAR possuem alta robustez, alta disponibilidade, com diversos níveis de redundância e instrumentação de alta performance.

O segmento de óleo e gás tem na SMAR uma grande aliada para fornecimentos. Esta conquista se deve a alto padrão tecnológico da SMAR, onde o mercado exige  rígidos requisitos das normas das indústrias petrolíferas relacionados à medição de vazão e níveis de tancagem.

Um dos diferenciais da SMAR é o seu pioneirismo e liderança na tecnologia Fieldbus, reconhecida mundialmente no mercado de óleo e gás devido à sua facilidade de integração e à sua moderna arquitetura de controle distribuído. Além de fornecer  mais informação com alta confiabilidade, ela também diminui os custos com instalação (cabos, bandejamento, painéis, etc), operação e manutenção.

 


 

Química e Petroquímica

O desenvolvimento e o crescimento da SMAR fizeram com que a empresa atuasse também no setor químico, levando tecnologia para o mundo todo. Com grande experiência em fornecimento de sistemas, serviços de engenharia, instalação, montagens, comissionamento e partidas, a SMAR fornece sistemas, soluções e equipamentos também a este segmento.

O SYSTEM302-7 é a melhor solução em automação para este segmento, onde em uma arquitetura totalmente digital, com múltiplos protocolos e solução híbrida leva oas usuários os melhores benefícios. Além disso, a SMAR possui um amplo portifólio de equipamentos com protocolos HART, Profibus e Fieldbus que proporcionam a excelência operacional no segmento.

 

 


 

Saneamento e Controle Ambiental

Assim como qualquer segmento de mercado,  o segmento de saneamento passa por um momento de grande investimento, onde a busca pela exclência nos processos, minimização das perdas e a abrangência em atendimento à população têm sido os objetivos principais do governo e empresas privadas.

Neste sentido, a SMAR, como líder em automação industrial, provê soluções ao mercado que permitem a melhoria dos processos, a otimização de recursos e o gerenciamento das informações em todos os níveis.

A SMAR através do SYSTEM302 e sua arquitetura baseada em redes, com os mais diversos protocolos industriais, soluções em telemetria, gerenciamento de ativos e solução MES, permite a fácil integração com as várias unidades de controle e monitoração, unidades tipicamente descentralizadas.As soluções SMAR possuem alta robustez, alta disponibilidade, com diversos níveis de redundância e instrumentação de alta performance que garantem a segurança operacional e o controle ambiental.

Transmissor de nível por onda guiada SMAR - Aplicação na Riviera de São Lourenço - Bertioga - SP

 


 

Siderurgia & Mineração

Assim como qualquer segmento de mercado, a mineração e siderurgia passa por um momento de grande investimento, com fusões de grandes grupos, onde a busca por resultados, o aperfeiçoamento dos processos e redução de custos têm sido os objetivos principais. Para tanto o uso inteligente das informações torna-se indispensável com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria nos processos.

Acompanhando as necessidades de mercado, a SMAR se posiciona com soluções em automação que vão desde o controle do chão-de-fábrica e extraploando ao cenário do gerenciamento avançado das informações, proporcionando benefícios aos seus usuários.

A SMAR através do SYSTEM302 e sua arquitetura baseada em redes, com os mais diversos protocolos industriais, soluções em telemetria, gerenciamento de ativos e solução MES, permite a fácil integração com as várias unidades de controle e unidades descentralizadas comuns neste segmento.Além disso, o SYSTEM302 proporciona a visibiliadade desde o chão-de-fábrica até o nível corporativo com soluções abertas, de fácil integração com DCSs, PLCs e a instrumentação.As soluções SMAR possuem alta robustez, alta disponibilidade, com diversos níveis de redundância e instrumentação de alta performance.

Application Notes - DT300 Series - Mineração (Português)

 


 

Têxtil

O Brasil é considerado o 6º maior produtor têxtil do mundo, terceiro maior em malha e segundo em índigo. Poucos países no mundo, incluindo a China, possuem condições tão favoráveis como o Brasil para ser uma potência no setor.  Em 2007, o segmento teve faturamento de US$ 34,6 milhões, de acordo com dados da ABIT (Associação Brasileira das Indústrias Têxteis e de Confecções).
As exportações somaram US$ 2,4 bilhões, enquanto as importações foram de US$ 3 bilhões, registrando um déficit na balança comercial de US$  648 milhões.

Assim como qualquer segmento de mercado, a indústria têxtil busca resultados, o aperfeiçoamento dos processo, a redução de custos e a excelência operacional. Para tanto o uso inteligente das informações torna-se indispensável com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria nos processos.

Acompanhando as necessidades de mercado, a SMAR se posiciona com soluções em automação que vão desde o controle do chão-de-fábrica e extraploando ao cenário do gerenciamento avançado das informações, proporcionando benefícios aos seus usuários.

A SMAR através do SYSTEM302 e sua arquitetura baseada em redes, com os mais diversos protocolos industriais, instrumentação inteligente, gerenciamento de ativos, permite a fácil integração com as várias unidades de controle.Além disso, o SYSTEM302 proporciona a visibiliadade desde o chão-de-fábrica até o nível corporativo com soluções abertas, de fácil integração com DCSs, PLCs e a instrumentação.As soluções SMAR possuem alta robustez, alta disponibilidade, com diversos níveis de redundância e instrumentação de alta performance.

 


 

Vidro

Inicialmente o vidro tinha como propósito filtrar a luz e proteger contra incidentes, mas com o passar dos anos e o avanço tecnológico, o vidro se tornou o suporte de comunicação entre o interior e o exterior.
É um dos raros materiais de construção cujo uso pode ser tão diversificado graças a sua propriedade multifuncional.

A última década conheceu um desenvolvimento espetacular das aplicações do vidro para segurança, controle solar, isolamento acústico, arquitetura e decoração, inclusive como elemento estrutural (pilares, vigas e pisos) e aplicações inovadoras como vidro curvo ou vidro duplo com persiana incorporada.

Essas aplicações modificaram a imagem do vidro dando lugar a um produto com inúmeras funções e grande caráter decorativo. A automação industrial pode ajudar na alta qualidade destas aplicações e assim como qualquer segmento de mercado, a indústria do vidro busca resultados, o aperfeiçoamento dos processo, a redução de custos e a excelência operacional. Para tanto o uso inteligente das informações torna-se indispensável com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria nos processos.

Acompanhando as necessidades de mercado, a SMAR se posiciona com soluções em automação que vão desde o controle do chão-de-fábrica e extraploando ao cenário do gerenciamento avançado das informações, proporcionando benefícios aos seus usuários. 

A SMAR através do SYSTEM302 e sua arquitetura baseada em redes, com os mais diversos protocolos industriais, instrumentação inteligente, gerenciamento de ativos, permite a fácil integração com as várias unidades de controle.Além disso, o SYSTEM302 proporciona a visibiliadade desde o chão-de-fábrica até o nível corporativo com soluções abertas, de fácil integração com DCSs, PLCs e a instrumentação.As soluções SMAR possuem alta robustez, alta disponibilidade, com diversos níveis de redundância e instrumentação de alta performance.