2010: atividades do Projeto Cidadão do Futuro têm início

As primeiras atividades deste ano do Projeto Cidadão do Futuro já tiveram início. Com a palestra “A arte de ler”, o Engenheiro de Desenvolvimento Eletrônico da SMAR, Vanderlei Miranda, apresentou aos jovens que estiveram no CTS – Centro de Treinamento SMAR, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a importância da prática constante da leitura e, ainda, como saber realizar uma leitura crítica.

Segundo ele, os adolescentes, para praticarem uma boa leitura, precisam ter contato com bons materiais, como livros, filmes e obras de arte. “O imediatismo com que a vida é colocada para nós hoje, não nos dá estímulo para coisas profundas. As pessoas não conseguem mais realizar coisas que exigem raciocínio. É preciso que estes jovens conheçam a importância da leitura e comecem a praticá-la”, complementa Vanderlei.

Paula Dal Bem, 14 anos, que participa do Projeto, achou a palestra muito interessante. “Gosto de ler, mas não leio com frequência. Com as dicas passadas pelo palestrante hoje, vou tentar praticar mais a leitura”, comenta a estudante.

Já nos dias 9 e 10 de fevereiro, quando aconteceu o primeiro encontro do ano, os alunos puderam conferir a palestra ministrada pelo Consultor Luis Paulo de Biase sobre “A importância do inglês”. A necessidade de se falar bem inglês, os principais países que falam o idioma, as boas oportunidades que a fluência na língua podem trazer e a exigência que o mercado profissional faz em relação ao inglês, foram os temas explanados pelo palestrante.

O Projeto Cidadão do Futuro, uma parceria entre a SMAR e o SESI Sertãozinho (Serviço Social da Indústria), teve início em outubro do ano passado e oferece formação social e orientação vocacional a 120 adolescentes de 14 e 15 anos que já estão inscritos no Programa Atleta do Futuro do SESI.

 

Reunião de pais

Para esclarecer alguns pontos do Projeto, foi realizada uma reunião no SESI, no dia 4 de fevereiro, entre os pais dos participantes e os organizadores do programa. Segundo Guilherme Moretti, coordenador do Projeto pela SMAR, neste encontro foram apresentados o cronograma do primeiro trimestre de 2010, a importância do Projeto e os critérios de premiação que acontecerá no final do programa, inclusive com a entrega de laptops para os melhores alunos.

Moretti ainda ressalta que foi grande a participação dos familiares na reunião. “O objetivo do Projeto Cidadão do Futuro é levantar, entre outros temas, os conceitos de meio ambiente, cidadania, qualidade de vida e orientação vocacional. Para que estes objetivos sejam verdadeiramente atingidos, é fundamental o envolvimento dos familiares do jovem no programa”, finaliza.

 

Próximos encontros

Data

Tema

Palestrante

9 e 10 de março de 2010

Postura e Comportamento

Nélson J. Remondi D'Antonio

23 e 24 de março de 2010

Estilo de vida saudável

Ricardo (SESI)

6 e 7 de abril de 2010

5S – A qualidade no ambiente de trabalho e escolar

Valdecir Arosti

27 e 28 de abril

7 atitudes positivas no trabalho e na escola

Heliana Aguilar Gaisdorf