Cargill e Smar: confiança garante parceria de sucesso são feitas de confiança

No mercado nacional desde 1965, a Cargill é hoje uma das mais importantes indústrias de alimentos do país. Nascida no Brasil em 1974, a Smar conquistou o mercado de automação industrial em todo o mundo. As duas empresas têm muito em comum: as raízes no agronegócio, o crescimento contínuo e a propensão para longas e significativas parcerias.

A norte-americana Cargill e a brasileira Smar completaram em 2005 uma parceria de 20 anos. “Cem por cento das fábricas do Brasil têm produtos Smar. Existem aproximadamente 14 mil instrumentos da empresa instalados na planta da Cargill”, detalha o engenheiro Marco Antonio Basso, gerente de Engenharia, Compras e Construção da Cargill. Como exemplos, em 1985 foi vendido um pacote de instrumentação para a Refinaria da Cargill Grãos e Processamento de Oleaginosas. Em 1990, foi fechado o fornecimento de toda instrumentação da unidade Amidos e Adoçantes.

Um dos fornecimentos completos mais recentes foi o do Projeto da Divisão de Acidulantes, de Uberlândia, em 2000. A Smar entregou a planta completa e toda a parte de instrumentação. Segundo a Cargill, foram escolhidos os fornecedores mais idôneos do mercado. “O investimento conta com 6.500 dispositivos conectados ao PLC, sendo que 1.600 são de fabricação da Smar. O conjunto harmônico desses equipamentos permitiu alcançar níveis de eficiência e qualidade que eram impossíveis em outras plantas similares”, salienta Basso.

Comprovando o sucesso da parceria, em junho do mesmo ano a Cargill fechou com a Smar o acordo preferencial de fornecimento “Latin America Procurement Departament” que, segundo Basso, foi possível graças ao “diferencial da Smar em possuir excelentes produtos e uma postura de respeito ao cliente, características encontradas em um seleto grupo de fornecedores do mercado”. De acordo com a empresa norte-americana, a Smar atende aos requisitos de qualidade exigidos pela Cargill, não apenas nos equipamentos que comercializa, mas também no excelente atendimento pós-venda.

O maior parque instalado da Smar na Cargill está em Uberlândia. A unidade utiliza transmissores de densidade Touché, transmissores de pressão e temperatura e posicionadores de válvulas de controle, e é também o maior parque instalado de equipamentos de campo com tecnologia 4- 20mA/HART. “Parcerias duradouras acontecem graças aos clientes que acreditam no potencial de nossa empresa. Confiança mútua, interação, trabalho sério e personalizado são os segredos para o sucesso”, define José Marcos Cardassi, gerente da filial da Smar de Uberlândia.