Cervecería Centroamericana utiliza o SYSTEM302

A cervejaria “Cervecería Centroamericana” da Guatemala, na região do Caribe, implementou recentemente através, do Representante da Smar em Costa Rica, Control y Automatización, o SYSTEM302, baseado na tecnologia Foundation Fieldbus com OPC (OLE for process control). Para a cervejaria, esta é a melhor solução técnica para o monitoramento e controle da área de bombeamento de agua pura.

O SYSTEM302 foi instalado para realizar trabalhos de monitoramento como controle, alarmes e relatórios de processo. O controle contínuo, assim como o controle lógico, são executados quase que totalmente com dispositivos Foundation Fieldbus, incluindo transmisores de diferentes fabricantes, com o qual se comprovou a interoperabilidade e capacidade de controle do SYSTEM302.

Devido à natureza extensa em campo aberto dos poços de água (as fontes naturais encontram-se a mais de 6 Km da planta da cervejaria, com vários poços produtores e de monitoração), a solucão Foundation Fieldbus da Smar provou ser uma solução econômica ao produzir grandes economias tanto nos custos de instalação como nos custos por laço do sistema de controle.

“A característica de sistema aberto do SYSTEM302 foi aproveitada tanto em campo, como na integração remota, através de fibra óptica com um sistema DCS (Distributed Control System) já existente”, comenta Rodolfo Piedra, Diretor Geral da Control y Automatización.

“O SYSTEM302 na Cervecería Centroamericana servirá de exemplo para as empresas da América Central que sempre buscam resultados melhores em custos e benefícios”, analiza Gustavo Trovo, Coordenador Comercial Smar do Projeto.

A tecnologia utilizada na estação de trabalho foi a OPC, baseada no software Genesis da Iconics "OPC to the CORE" que provou ser uma eficiente ferramenta tanto na operação como na análise de dados do processo. O serviço técnico para configuração e partida do sistema foi realizado pelo Sr. André Giorgini, engenheiro de aplicações da Smar, junto com Sr. Eddy Bustamante, da empresa Control y Automatización.