De participante do Projeto Fabricando o Futuro a colaborador da SMAR: esta é a trajetória de sucesso de Guilherme Santos

Em junho de 2005 foi realizada a primeira edição do Projeto Fabricando o Futuro, realizado pela SMAR. Nesta turma, formada por adolescentes, participou Guilherme Santos, na época com 14 anos.

Guilherme conta que, na ocasião, ficou responsável, juntamente com um colega, pela criação do site da Escola Estadual Isaías José Ferreira, de Cruz das Posses, distrito de Sertãozinho, SP.

Assim, o coordenador pedagógico do projeto buscou apoio da SMAR, que disponibilizou um profissional, Adriano Oliveira, para dar o suporte no desenvolvimento de websites.

Em seis meses Guilherme e seu colega conseguiram concluir o projeto. “Como já gostava da área de Tecnologia da Informação, tive mais interesse e comecei a estudar com maior profundidade sobre a programação, banco de dados e design”, empolga-se.

Mesmo com o fim do projeto, Guilherme continuou mantendo contato com o pessoal da SMAR. “Em 2008, vendo como uma oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendi, pedi ao César Cassiolato (Diretor de Marketing, Qualidade e Engenharia de Projetos e Serviços da SMAR) uma oportunidade de estágio. Com 16 anos comecei a trabalhar, pela ADOT (Associação de Proteção e Assistência do Adolescente Trabalhador), até completar 18 anos. Depois disso, fui efetivado e ao todo já estou na SMAR há mais de três anos”, alegra-se.

De acordo com Guilherme, o conhecimento e a competência dos palestrantes do Projeto Fabricando o Futuro o motivaram a continuar se aperfeiçoando cada vez mais. “Em 2007, por exemplo, participei da apresentação da videoconferência com o tema ‘Agroindústria: Inovação, Tecnologia e Meio Ambiente’, juntamente com Pedro Biondo, Gerente de Literatura da SMAR, e o saudoso Jayme Tamaki”.

Na Divisão de Marketing, Guilherme ocupa atualmente o cargo de Auxiliar de Computação, desempenhando as funções de administração do website da empresa, desenvolvimento e manutenção de sistemas (web) e gerenciamento de redes sociais e ações de marketing online.

Sabendo da competitividade do mercado, o colaborador da SMAR nunca parou de se atualizar. “Fiz vários cursos, que vão desde programação até gerenciamento de projetos. O último que fiz, em SEO (Search Engine Optimization), está ajudando a manter a SMAR bem posicionada em mecanismos de busca. Para dar continuidade nestes trabalhos, pretendo cursar, no próximo ano, Engenharia da Computação”.

Adriano Oliveira, Coordenador de Marketing Digital da SMAR, está sempre atento ao trabalho desenvolvido pelo profissional. “Desde o início das atividades na SMAR, o Guilherme sempre foi um profissional dedicado, esforçado, produtivo e focado nos objetivos determinados. Possui um comportamento exemplar e, com muita atenção, consegue compreender e desempenhar as atividades que são a ele designadas. Durante estes três anos que trabalha conosco, sendo dois anos pela ADOT, desenvolveu grandes habilidades em desenvolvimento web e está sempre apto e antenado a trabalhar com novas tecnologias”.

Para Guilherme, a SMAR deu para ele a possibilidade de colocar em prática seu conhecimento, trabalhar com o que gosta e adquirir experiência profissional. “Só tenho a agradecer a oportunidade. Os projetos de responsabilidade social realizados pela SMAR, como o Fabricando o Futuro, merecem destaque pela valorização do ser humano. A SMAR e a SMAR Collection estão de parabéns”, finaliza.

 

Projeto Fabricando o Futuro

Este programa conta com seus colaboradores, que possuem formação qualificada e que exercem funções de expressão na empresa, para promover visitas a escolas públicas e universidades dentro do Estado de São Paulo. Dialogando com os estudantes sobre as profissões, a importância delas para o País e o mercado de trabalho, o Projeto Fabricando o Futuro auxilia os jovens a desenvolverem suas aptidões e promove a integração vocacional dos futuros profissionais.

 

Fonte: Mensagem Marketing e Comunicação