De um sonho à uma plataforma de idéias

Em 2007 a Smar comemora o seu 33° aniversário de fundação. Desde sua fundação em 1° de abril de 1974, a Smar se destaca pela ousadia tecnológica, pela sua força e sucesso nestes anos, pela sua expansão global e o que representa no mundo da automação e controle. O início, em 1974, com Mauro Sponchiado e José Carlos Martinussi foi modesto, alguns funcionários, algumas ferramentas… e muita vontade de vencer.

O mundo respirava a OPEP, sob os efeitos da primeira crise do petróleo em 73. O Brasil era ainda um “sem petróleo” no mundo e o o governo deu sua resposta ousada, desenhando o país do álcool. Mais que um desafio, uma quase-utopia.

Enquanto isto em Sertãozinho, no exercício visionário de Mauro Sponchiado e José Carlos Martinussi, os “meninos” davam entrada nos papéis da sua empresinha. Nascia a Smar.

Nada por acaso, o desafio de desenvolver uma nova era no cenário nacional era comum a todos. A necessidade de independência e a vocação empreendedora das novas tecnologias se associavam, liderados por homens determinados em direção ao futuro, com muita vontade de vencer.

O Brasil, depois de grandes esforços, sacrifícios, medos e conquistas tem hoje sua autonomia no óleo, bem ou mal resolveu sua inflação, ganhou mais 3 copas do mundo, e melhor, a empresinha do Mauro logrou o êxito de dotar o país de uma das maiores tecnologias disponíveis no mundo, para fortalecer a sua industrialização. Tal como o país, a Smar venceu dificuldades de toda monta.

Hoje a Smar é uma Multinacional Brasileira que transcende limitações geográficas e está presente nos cinco continentes. Não é nada pouco. De seus sonhos e um funcionário, hoje a Smar oferece mais de 1000 empregos, de altíssimo nível profissional. Produz chips, agrega valor com inteligência, fornece tecnologia aos seus concorrentes, faz parcerias com as melhores universidades do pais, é exemplo de competência no “know how” de desenvolver tecnologias, e sobretudo, leva o nome do Brasil para os maiores centros de excelência do mundo na área de automação. A tecnologia brasileira da Smar hoje é uma referência internacional.

Hoje, a referência do álcool Brasileiro nos envaidece. De um sonho, um produto que precisou “se provar” contra grandes obstáculos, 33 anos depois tem brilho próprio, significado esperançoso de inserção econômica no mundo. E igualmente nos envaidece o histórico da Smar, que também teve seu momento de iniciar, provar a que veio, mas finalmente se transforma numa plataforma de idéias, num celeiro de profissionais capazes de formular cenários promissores para a automação brasileira. Desde o açúcar e álcool, passando por aplicações de toda natureza como Nuclear, Naval, Petroquímica, Alimentícia, Saneamento, etc.., a Smar consolidou sua presença na indústria mundial dando forma à automação e controle, numa extensão e profundidade que nem mesmo seus fundadores poderiam imaginar quando tudo iniciaram.

E cada vez mais, sentimos fortalecer em todos nós uma enorme disposição de contribuir com o desenvolvimento do país, uma grande responsabilidade de persistir na nossa missão transformadora da indústria e sobretudo de nos aprimorarmos cada vez mais nos nossos compromissos.

Compromissos que já atravessam gerações. Nossos primeiros companheiros “guardinhas” já se tornaram engenheiros e hoje, levam seus filhos para a universidade, a seguirem seus passos. Nós, que vivemos a Smar em cada um dos seus dias, temos muito orgulho de suas conquistas. Muito respeito pelo seu histórico e muita esperança no seu futuro, no nosso futuro.