Desenvolvimento da Smar elege feitos de 2008

As equipes da Divisão de Desenvolvimento da Smar, que trabalham durante todo o ano em projetos de diversas naturezas, inscreveram seus trabalhos no Feito do Ano, concurso interno realizado anualmente na empresa.

Os próprios funcionários elegeram os três projetos que melhor representam a preocupação da Smar em oferecer tecnologia e inovação ao mercado, com alta qualidade e a preços competitivos. Entre 159 projetos inscritos, os mais votados foram:


Lançamento do Transmissor de Pressão LD1.0 (1º lugar)


Equipe do LD1.0: Juliano Bolsoni, Reginaldo Bonani, Paulo Dal Bem, Pedro Canesin, Beto Catananti, Edson Emboaba e Luiz Antônio Ginatto

Apresentado oficialmente pela Smar durante a ISA Show 2008 – feira de automação realizada em São Paulo de 17 a 19 de novembro, o transmissor de pressão LD1.0 já se tornou um exemplo de baixo-custo no mercado. “Mais uma vez a Smar superou-se, incorporando toda a sua experiência e tecnologia em monitoração e controle de pressão em um novo transmissor, que é a mais nova referência de mercado para a sua categoria”, afirma o Engenheiro Mecânico Pedro Canesin.

Segundo o engenheiro, o LD1.0 é um equipamento com ótimo desempenho, de baixo custo, capaz de oferecer segurança nas medições de pressão onde ele for especificado. “Destinado à medição manométrica e absoluta (versão em desenvolvimento) de líquidos, gases e vapores, o LD1.0 foi desenvolvido para oferecer ao mercado o acesso a um transmissor Smar com preços altamente competitivos”, completa.

Redução de itens de embalagem de produtos (2º lugar)


Embalagens foram adequadas a diversos equipamentos

Percebendo o grande número de embalagens de equipamentos que era produzido e estocado na empresa, o Projetista Mecânico Fernando Gonçalves conduziu um projeto para reduzir 60% dos modelos existentes, que foram adaptados de maneira a acomodar vários equipamentos. A medida resultou na redução de custos, otimizando também o espaço para estocagem. Para Fernando, o resultado foi excelente. “O mais importante foi promover a redução sem perda de qualidade. A nova política para embalagens da Smar, além de reduzir custos, garante total satisfação do cliente no recebimento do produto”, conclui.

Demonstração dos equipamentos de campo WirelessHART integrados no SYSTEM302 (3º lugar)

Segundo o Engenheiro Eletricista Lellis Amaral, o uso da tecnologia wireless em ambientes industriais, em especial em equipamentos de campo, é uma tendência mundial. “Por isso, a Smar iniciou o projeto WirelessHART com a família 400 HART”, explica. “Foram escolhidos, para demonstração inédita na ISA Show 2008, os equipamentos FY400, LD400 e TT400. Surgiram assim, três protótipos WirelessHART: FY, LD e TT, cujas carcaças e placas de circuito foram modificadas para suportar a comunicação digital wireless”, detalha Lellis. A demonstração na ISA evidenciou ao mercado que a Smar possuirá, a partir de 2009, equipamentos de campo com tecnologia wireless. “Estes equipamentos serão integrados de forma robusta e natural ao SYSTEM302, o que expandirá as fronteiras do sistema Smar e minimizará o esforço do usuário final para usar equipamentos de campo wireless em aplicações novas e já existentes”, completa o engenheiro.