“Desmi” na Fosfértil tem Touché como aliado

A unidade da Fosfértil do Complexo Industrial de Araucária, no Paraná, conta há oito meses com o Touché, transmissor inteligente de concentração e densidade DT301, como um grande aliado no processo de desmineralização (desmi) de água.

A unidade paranaense possui um sistema de tratamento de água de caldeira, com capacidade para tratar 120 m3/h. Nesse sistema, a água é recebida já filtrada e clarificada, porém com sais e ácidos dissolvidos sob a forma de íons carregados eletronicamente. Como para a produção de vapor é necessária a remoção quase total dos íons presentes na água, após ser desclorada, a água é encaminhada para os vasos catiônicos para a retirada de íons positivos. É utilizado ácido clorídrico (HCl) a 4% para a regeneração dos vasos catiônicos e soda cáustica (NaOH), também a 4%, para a regeneração dos vasos aniônicos. Para manter as concentrações de ácido e de soda cáustica em função da vazão de água, utiliza-se o transmissor de concentração e densidade DT301, que mede a densidade e atua nos inversores de freqüência das bombas de ácido e de soda cáustica.

Esse projeto é de extrema importância, pois o processo de “desmi” é responsável pela qualidade da água de alimentação das caldeiras da Fosfértil. Sua concepção, utilizando o equipamento Smar, é considerada uma inovação no sistema de automação desse tipo de processo.