Dois mercados e uma história


Desde quando nasceu, na década de 70, a Smar acompanha o setor

A história da parceria entre a Smar e o setor sucro-alcooleiro já ultrapassa três décadas. A similaridade de objetivos e metas só poderia torná-los parceiros, ou, mais do que isso, cúmplices na tentativa – com sucesso, de contribuir com a história de um Brasil sem muitos incentivos, mas rico em mão-de-obra, com técnicos e condições favoráveis de produtividade, distribuição geográfica, entre outros. Mais uma vez, os progressos do setor refletem na Smar. A empresa cresceu rapidamente, impulsionada por uma iniciativa bem sucedida do governo federal, o Pró-álcool, que visava substituir a gasolina por álcool como combustível de veículos automotores.

Quando a Smar nasceu, a intenção inicial era um projeto para automatizar usinas de açúcar, começando pela moenda, com aumento de 30% da quantidade de cana moída. Depois da moenda, vieram ainda outros setores das usinas, que mais tarde beneficiariam um segmento inteiro, no Brasil e no mundo. A Smar confirma essa parceria, por meio de suas tecnologias desenvolvidas especificamente para atender às necessidades de cada cliente.

Entre as novidades da empresa, o PDA (Plano Diretor de Automação) e o MÊS (Manufacturing Execution System) são ferramentas oferecidas para as usinas orientando e fornecendo meios de acompanhar e dimensionar com maior eficiência os processos de produção, auxiliando em planos de investimentos e melhorias futuras e respeitando as necessidades específicas do cliente e seu cronograma de investimentos.

Hoje, os projetos da empresa estão espalhados pelo mundo todo, marcando a forte participação da Smar no setor sucroalcooleiro, assim como a conquista de outros segmentos, levando a nossa tecnologia brasileira inclusive para outras empresas, que também usufruíram desta idéia. Por isso sou defensor dos técnicos deste país, que contribuíram para que o nome Smar também fosse reconhecido mundialmente. É orgulho em dose dupla; uma empresa líder em automação contribuindo para um setor que lidera a produção de etanol.

Com 33 anos de experiência, continuamos com a mesma filosofia, entendendo que os desafios sempre existirão, mas que os verdadeiros vencedores serão aqueles que enfrentarem os obstáculos com coragem, independente do tamanho que eles tiverem. Apesar dos inconvenientes e da falta de incentivos do país, eu faria tudo de novo. À medida que crescemos em resposta aos desafios tecnológicos nos tornamos mais experientes, e percebemos que nossos ideais e princípios nunca envelhecerão. Nossa missão como empresa de tecnologia cada vez mais se solidifica.

Independente da situação do mercado, a Smar sempre acompanhou o segmento de açúcar e álcool com suas soluções em automação, contribuindo para modernizar o processo e oferecer maior competitividade.

Mauro Sponchiado – Vice-Presidente