DT301 proporciona controle automático de lavagem de pó de açúcar dos secadores da Usina Alta Mogiana

A Usina Alta Mogiana conta com o Transmissor de Densidade e Concentração da Smar, o DT301, nos lavadores de pó, que fazem parte do processo de secagem do açúcar.

Estaoperação de secagem consiste na diminuição da umidade do açúcar até um ponto que fique compatível com a estocagem e o ensaque por uma corrente de ar gerada por um ventilador.

 De acordo com o Gerente de Produto e Desenvolvimento Mecânico da Smar,  Evaristo Orellana, os lavadores de pó são necessários na usina para que não ocorram perdas de açúcar em suspensão e a consequente poluição do ambiente. “Na Usina Alta Mogiana, por exemplo, são utilizados dois secadores horizontais, com sistema de exaustão de pó conectados a dois lavadores, antes do ar ser lançado na atmosfera”.

Ainda segundo o Gerente, o lavador recebe o ar impregnado com o pó de açúcar em um movimento ascendente. “Em sua parte superior, possui aspersores que direcionam água no sentido contrário ao do ar. O pó de açúcar é retido no fundo do tanque do lavador, que trabalha com nível de 80% de água. Uma bomba trabalha constantemente recirculando a água do tanque para os aspersores”, explica Evaristo.

O DT301 está instalado nesta linha de recirculação e fica monitorando o Grau Brix desta solução. Ao atingir 13°Brix, uma válvula de descarte é acionada automaticamente e o volume é bombeado para o reprocesso. No mesmo instante, o controle de nível entra em ação e repõe a água do lavador.

Segundo o Operador da Fábrica de Açúcar, Kléber Roberto da Cruz, o controle do processo de lavagem do pó de açúcar funciona muito bem na Usina, sendo o volume de água trocado automaticamente várias vezes, dependendo da produção de açúcar. “A instalação do DT301, medindo de forma online o grau Brix, propiciou um controle preciso do processo”, reforça.

Para Evaristo Orellana, “esta é mais uma aplicação de sucesso do DT301 que assegurou benefícios ao cliente e proporcionou ganhos ao meio ambiente”, finaliza.

 

Kléber – Operador da Fábrica de Açúcar da Usina Alta Mogiana ao lado do DT301 – Monitorando o °Brix do Lavador de Pó

Lavador do Pó de Açúcar – Usina Alta Mogiana