Em Campinas, SMAR participa de evento da ISA

A ISA Seção Campinas realizou, no último dia 16 de agosto, nas dependências da UNISAL – Universidade Salesiana, o V Cases & Sucessos, com o tema Rede de Comunicação Industrial: ASI Bus, Devicenet, Profibus, Fieldbus dentre outras. A quarta edição deste evento confirma a credibilidade da Seção, reunindo mais de 350 inscritos. Os participantes assistiram a apresentação de Cases reais, inclusive com depoimentos de usuários finais.

A primeira palestra foi da SMAR, apresentada pelo Gerente de Sistemas e Soluções Leandro Torres, sobre Sistema de automação com inteligência distribuída baseado em Ethernet Industrial HSE. Nesse estudo de caso, foi apresentado um projeto internacional pioneiro da SMAR no segmento nuclear utilizando a tecnologia Foundation Fieldbus.

A planta Oconee Nuclear Station (ONS), primeira planta projetada e operada pela Duke Energy, está localizada nos USA, no estado da Carolina do Sul no condado de Oconee e responsável pelo suprimento de energia para 1,9 milhões de residências. Ela entrou em operação em 1973 e precisava renovar o seu licenciamento de funcionamento. Para esse fim, traçou-se um plano de modernização em várias áreas, incluindo a migração do sistema de controle pneumático.

Durante a sua abordagem foi apresentado todo o histórico e a razão pela qual a Duke escolheu a tecnologia Foundation Fieldbus e escolheu a SMAR como fornecedora dessa tecnologia. Todo esse esforço foi recompensado com o novo licenciamento, inédito no segmento, da Duke para operar até 2034 e o reconhecimento como uma Top Plant pela revista Power Magazine. Na ocasião, Geraldo Zanarotti, Gerente de Produto da SMAR, fez uma demonstração ao vivo do SYSTEM302.

O evento contou ainda com outras apresentações sobre Ethernet Industrial.

 

 

 

Fonte: Site ISA Campinas