Em Cubatão, SMAR participa de Encontro Técnico da ISA

Representando a SMAR, Cleber Costa da Fonseca, Engenheiro Eletrônico, apresentou, no dia 17 de novembro, no Encontro Técnico da ISA, realizado em Cubatão, SP, a palestra “FDT/DTM, EDDL, FDI & Gerenciamento de Ativos”. Além disso, no evento, a SMAR expôs o SYSTEM302 com três kitsdidáticos, sendo DeviceNet, Profibus e Fieldbus. Profissionais de importantes empresas, entre elas Sabesp e Petrobras, participaram do encontro.

Pela SMAR, além de Cleber, estiveram presentes Geraldo Sergio Zanarotti, Gerente de Produto, e Marcio Francisco Correia, Vendedor. Na ocasião, Cleber mostrou aos presentes que um sistema de automação é caracterizado como aberto quando emprega na sua concepção padrões como OPC, EDDL, FDT/DTM e FDI.

As tecnologias FDT/DTM, EDDL e FDI possibilitam ao sistema de automação acesso pleno às funcionalidades da instrumentação. “As tecnologias EDDL e FDT/DTM não são concorrentes e sim complementares, prova disto é o novo padrão que surge o FDI, que incorpora os melhores aspectos das soluções EDDL e FDT, enquanto elimina suas redundâncias. A tecnologia FDI irá favorecer a máxima interoperabilidade entre sistemas, equipamentos e protocolos de comunicação”, reforça o palestrante.

Ainda segundo ele, o gerenciamento de ativos explora a capacidade de auto-diagnósticos descritos na EDDL possibilitando ainda a utilização da tecnologia FDT/DTM para parametrização dos instrumentos de campo, aliado à especificação da Namur NE107, capacitando a gestão de ativos à padronização na integração de diagnósticos e garantindo informações valiosas ao usuário da ferramenta.

É valiosa, para todos da SMAR, a experiência de participar destes encontros da ISA. “Mais uma vez a SMAR marca presença no evento e demonstra que é uma empresa nacional que detém tecnologia capaz de atender as necessidades de diferentes usuários”, finaliza Cleber.

 

 

Fonte: Mensagem Marketing e Comunicação