Em Santos, colaboradores da SMAR apresentam palestra na Feira Industrial de Manutenção e Automação

Duas importantes palestras ministradas por colaboradores da SMAR foram apresentadas na Fima Brasil 2012 (Feira Industrial de Manutenção e Automação). O evento foi realizado em Santos, SP, de 15 a 18 de maio, e dirigido a profissionais que trabalham em manutenção de equipamentos e instrumentação para controle de processos.

Celso Nobre, Gerente de Produto da SMAR, abordou o tema "Diagnósticos em Válvulas de Controles: verdades e mitos" e Renato Santos Carrijo, Coordenador de Sistemas da Divisão de Desenvolvimento, falou sobre "FDT/DTM, EDDL, FDI & Gerenciamentos de Ativos".

Em sua apresentação, Nobre mostrou que os aplicativos para Gerenciamento de Ativos, tal como o AssetView da SMAR, são ferramentas poderosas de monitoramento quando se enfoca as modernas técnicas de manutenção e prevenção de problemas. “Isso ajuda a identificar equipamentos que passam por desgastes inerentes ao uso nos processos e sugere ações preventivas e proativas que evitam as perdas e paradas das plantas industriais”, explica.

Ainda segundo o Gerente, o tema também alerta que a inclusão de equipamentos, suas configurações e estabelecimento de limites de alarmes dependem fortemente da experiência e conhecimento dos profissionais que atuam em manutenção. “A correta interpretação dos diagnósticos, suas combinações e interações e, principalmente, os tipos de ações que serão tomadas depende de cada caso, e tem que passar pela análise e crivo técnico do profissional que executará a manutenção”, esclarece.

Carrijo, em sua palestra, explicou que o FDT/DTM e EDDL são as tecnologias atualmente usadas pelas ferramentas de Gerenciamento de Ativos e que o FDI (Field Device Integration) é um projeto que une esforços de várias empresas, entre elas a SMAR, e também as fundações (Fieldbus Foundation, OPC Foundation, HART Communication Foundation, PNO, FDT Group, etc.) para a criação de um padrão aberto com suporte a vários protocolos, entre eles Foundation Fieldbus, Profibus e HART.

Com a união das melhores características da EDDL e do FDT/DTM, o FDI será o padrão presente nas soluções de automação dos próximos anos. “Expliquei também que as melhores ferramentas de Gerenciamento de Ativos fazem uso dos diagnósticos presentes nos instrumentos ‘inteligentes’ para sinalizar condições de alarmes, evitando custos com paradas não programadas por meio do uso dos conceitos de manutenção preditiva e proativa, trazendo uma economia significativa para o cliente”, comenta Carrijo.

Além das palestras, a SMAR teve a oportunidade de demonstrar seus equipamentos ao público presente e, para isso, contou com a participação de Márcio Francisco Correia, do Escritório Regional da SMAR em São Paulo, e de William Roberto da Silva Filho, da Engenharia de Aplicações da SMAR.

Para a SMAR, é importante a participação em reuniões e seminários que envolvem clientes e usuários de seus produtos. “Não só é uma oportunidade para acompanhar a evolução de seus produtos já operando nas empresas, mas também para identificar as demandas de produtos e serviços e determinar a melhor forma de atender a essas necessidades”, comenta Nobre.

Segundo com ele, vale lembrar que a SMAR é fabricante e desenvolvedora de instrumentos para controle de processos industriais e que se torna indispensável aproveitar toda e qualquer oportunidade para estreitar o relacionamento com seus clientes. “Em várias ocasiões durante o evento, quer durante as apresentações quanto na visitação dos instrumentos expostos, a SMAR recebeu comentários e sugestões preciosas dos usuários de seus produtos, que, sem dúvida, irão direcionar melhor as atividades da empresa”, conclui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Mensagem Marketing e Comunicação