Equipamento da Smar facilita trabalho da CSN


System302: solução perfeita no monitoramento de temperatura

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), localizada em Volta Redonda (RJ), adquiriu para sua fábrica de cal um sistema de automação industrial da Smar com tecnologia de última geração, conhecido como System302, que utiliza o FOUNDATION FieldbusTM. O sistema está minimizando o esforço térmico dos fornos de cal da CSN através de um sistema de monitoramento de temperatura.

“A idéia de se usar um sistema fieldbus para monitoração de temperaturas nessa fábrica é bastante antiga. A Smar já havia feito estudos e propostas preliminares. O System302 foi implantado sem qualquer impacto no sistema já existente”, afirma Francisco Julião, gerente da filial da Smar no Rio de Janeiro.

A CSN engloba suas atividades nos segmentos de siderurgia, mineração e infra-estrutura e é tida como um marco no processo brasileiro de industrialização.

Fornecedora de equipamentos e sistemas para a CSN desde a década de 80, a Smar conta com um histórico de confiança com este que é um dos mais competitivos complexos siderúrgicos da América Latina e que, num futuro próximo, deverá estender o projeto para mais três fornos. “Este é o primeiro sistema com FOUNDATION FieldbusTM da CSN. Acreditamos que com os bons resultados desta aplicação, a empresa poderá inserir essa tecnologia em novos empreendimentos”, almeja Julião.