Equipamento da SMAR, RP400, estende o alcance da rede WirelessHART

RP400 WirelessHARTCom a principal função de estender o alcance da rede WirelessHART, o RP400 da Smar é um agente roteador que simplifica o planejamento e a implementação da rede com excelente custo/benefício.

Tércio Loureiro de Carvalho, Coordenador de Produtos da Smar -  Válvulas e Atuadores, explica que o RP400 é um elemento de rede e não de processo, por isto não tem atuação direta. “Uma rede WirelessHART é estruturada em malhas e adota arquitetura utilizando uma rede mesh, desta forma ela não depende apenas do gateway central, permitindo uma ampla estrutura de rede distribuída”.

Ainda segundo o Coordenador, o sistema permite que os nós da rede se comuniquem entre si, estabelecendo caminhos redundantes até a base. “É uma forma inteligente de aumentar a confiabilidade, pois se existir uma obstrução em um caminho, o sistema procura rotas alternativas para que a mensagem chegue ao destino”, ressalta.

Para Tércio, o RP400 também facilita a expansão da rede, como uma solução de baixo custo. “Caso a expansão da rede seja feita simplesmente adicionando novos nós, que podem ser outros equipamentos de processo, como transmissores de temperatura, pressão, entre outros, esta solução será de alto custo. Esta é a vantagem do RP400”, finaliza.