Gás natural: SMAR presta serviços empresa síria

Atuando em diversos segmentos no Brasil e no mundo, a SMAR forneceu para a SMAGP controladores Foundation Fieldbus, modelo DF62, que foram configurados como Gateway para converterem sinais Foundation Fieldbus para variáveis Modbus.

A SMAGP é uma planta de gás natural localizada a aproximadamente 45 km da cidade de Homs, na Síria. Elaborada pela empresa de engenharia russa STG – Stroy Tranz Gas, atua no segmento petroquímico, na área de tratamento e distribuição do gás natural para países vizinhos.

Tiago Piccin, Engenheiro de Aplicações da SMAR, explica que a empresa russa contratou a SMAR para resolver um impasse de comunicação entre a tecnologia Foundation Fieldbus e um sinal convencional dos controladores de um outro fornecedor de equipamentos Foundation Fieldbus. “Como este fornecedor não possui uma solução completa em Foundation Fieldbus, a SMAR, que é líder nessa  tecnologia, desenvolveu uma característica especial para o Flexible Function Block que foi responsável pela interface entre os equipamentos de campo e o sistema convencional utilizado na planta”, complementa.

Na planta, o trabalho da SMAR foi realizado em quatro meses e está em operação desde 2009, apresentando excelente performance. Colaboradores da empresa de diferentes departamentos estiveram envolvidos no projeto, principalmente Rodrigo Aznar Mendes, do Desenvolvimento Eletrônico, e Rômulo Rogatto, da Assistência Técnica. “Juntamente com estes profissionais, Rafael Derêncio e eu conseguimos sucesso no processo, garantindo o total funcionamento da planta”, ressalta Piccin.

Com sua representante na Síria, a SMAR pretende atender outras empresas do setor no país. “Estes futuros negócios solidificarão a SMAR no mercado de automação da Síria. Duas novas plantas de gás natural estão previstas naquele país para 2012 que deverão utilizar a solução SMAR para equipamentos, controladores e serviços”, finaliza Piccin.

 

Fonte: Mensagem Marketing e Comunicação