Gerenciamento de Ativos: transformando preciosos bits e bytes em um relacionamento lucrativo e gerando um ganho qualitativo do sistema como um todo.

AssetView - Ferramenta Gerencial de Equipamentos de Campo

Hoje não resta dúvida que no mundo da automação industrial as empresas buscam possibilidades de se tornarem competitivas. Entre estas possibilidades podemos citar a otimização de processos e também o gerenciamento de ativos.

A otimização garante melhoria de performance, redução de custos com matéria-prima, melhor qualidade, etc. Quanto mais informação, melhor uma planta pode ser operada e sendo assim, mais produtos pode gerar e mais lucrativa pode ser. A informação digital permite que um sistema colete informações dos mais diversos tipos e finalidades de uma planta, como ninguém jamais imaginou e neste sentido, com a tecnologia digital, pode-se transformar preciosos bits e bytes em um relacionamento lucrativo e obter também um ganho qualitativo do sistema como um todo. E isto é garantido somente se o processo estiver rodando com excelência, uma consequência direta do gerenciamento de ativos e de práticas que reduzem o downtime, aumentando a disponibilidade da planta e cortando custos de manutenção.

Um sistema de gerenciamento e manutenção deve ter recursos que permitam ao usuário identificar ou prognosticar fácil e rapidamente qualquer mal funcionamento de sua planta. Neste sentido, deve ter facilidades técnicas em gerações de dados estatísticos, levantamento de históricos, gerações de relatórios, permitir fácil acesso de qualquer lugar, mesmo fora da planta e evitar paradas não programadas e otimizar as paradas programadas das empresas, utilizando as manutenções preditivas e proativas (o chamado conceito TPM-  Total Productive Maintenance). Além disso, deve tirar vantagens dos modernos recursos de rede e arquitetura de software, como interface OPC, multiprotocolos e acesso via WEB, onde estas ferramentas oferecem ao usuário ampla visibilidade da planta, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Em termos gerais, as empresas hoje querem informação que podem gerar benefícios, facilitando as tomadas de decisões. Vejamos algumas facilidades e benefícios do gerenciamento de ativos:

  • Facilidade de acesso às informações em toda a planta(desde chão-de-fábrica até níveis gerenciais);
  • Garante uniformização das informações nos diversos níveis hierárquicos, com confiabilidade.Rico em informação, facilita a tomada de decisões;
  • Permite infra estrutura e  tecnologia para que se monitore online, configure, calibre e gerencie equipamentos de campo com o objetivo de se ter os melhores resultados em termos de desempenho e redução de custos;
  • Permite as melhores práticas de manutenção(principalmente a proativa), através do gerenciamento de diagnósticos, programação de manutenções;
  • Audit Trial;
  • Minimização de spare parts;
  • Aumento da disponibilidade e segurança operacional da planta e redução do downtime;
  • Diminuição do tempo perdido em manutenção em equipamentos que realmente não a necessita(Manutenção Preventiva);
  • Ganhos e redução de custos operacionais contribuindo para a redução de custos gerais.

O AssetView, ferramenta de gerenciamento de ativos e parte integrante do SYSTEM302, foi desenvolvido dentro desta filosofia e utiliza o próprio WEB Browser como plataforma para as interfaces gráficas com o usuário e é baseado em 2 padrões internacionais de descrição de dispositivos: EDDL (Electronic Device Description Language) e FDT (Field Device Tool). O AssetView suporta equipamentos FOUNDATION fieldbus, HART e Profibus.

Através do AssetView, pode-se executar manutenções, programar agendamentos, gerar notificações via email, e tudo sem a necessecidade de um software específico .
Esta ferramenta possibilita o gerenciamento de toda documentação dos ativos, como manuais, procedimentos, folha de dados, relatórios,links aos fabricantes dos equipamentos, etc de forma a concentrar toda documentação e facilitar o dia-a-dia do usuário.

Com sua poderosa interface, o AssetView permite a operação com vários equipamentos de campo(transmissores e válvulas) e dispositivos mecânicos e elétricos de qualquer fabricante, facilitando a parametrização, operação, calibração e diagnósticos. Permite que se registre toda e qualquer alterações efetuadas pelo usuário e que se tenha a reconciliação de configurações e monitoração online de centenas de produtos homologados com tecnologia FOUNDATION fieldbus, HART e Profibus.

Além disso, o AssetView possui um Wizard que possibilita um aprimoramento da interface gráfica definida pela EDDL de novos equipamentos. Permite também a definição de diagnósticos avançados, com a inclusão de gráficos.

Entre vários benefícios destacam-se: a simplificação nas atividades envolvendo  parametrização, diagnose e manutenção; redução de custos de manutenção; rápida identificação de problemas; prevenção de paradas não programadas, causadas por falhas de equipamentos ou de instrumentos e consequente aumento do MTBF (Mean Time Between Failures) da planta; diminuição no tempo de parada, programada ou não programada da planta, com diminuição do MTTR (Mean Time To Repair); solução aberta e com fácil acesso a informação.

O AssetView possui duas patentes internacionais garantindo suas características inovadoras e o seu pioneirismo: 6,631,298 e 6,725,182 . Mais informações sobre o AssetView, acesse: www.smar.com/brasil/products/asset_view.asp