Gerente de Sistemas da Smar apresenta tecnologia WirelessHART em palestra da ISA em SP

A Faculdade de Engenharia Mecânica da USP (Universidade de São Paulo), em São Paulo, SP, abrigou, no dia 14 de junho, o 3º Evento Técnico da ISA Seção São Paulo. O tema do encontro foi a “Comunicação sem fio no segmento industrial” e reuniu mais de 70 pessoas que atuam no segmento de Instrumentação e Automação.

No evento, entre as empresas fornecedoras de tecnologia que participaram apresentando novas soluções e aplicações, estava a Smar, representada pelo Gerente de Sistemas Leandro Torres, que ministrou a palestra “Aplicações da Tecnologia WirelessHART e Interoperabilidade com Redes HSE”.

Torres explicou que a tecnologia surgiu para atender monitorações a até controles/telemetria sem fio, em aplicações em que os meios convencionais por fio têm dificuldades técnicas e/ou econômicas de serem implementadas. “O WirelessHART vem ganhando mercado, pois é apoiado pelas maiores fundações de tecnologia como a HART, Fieldbus Foundation e Profibus International. Ele opera na faixa de 2,4GHz, banda ISM a 250 Kbps, com itens sofisticados de criptografia e transmissão de dados. Atende, com alta disponibilidade, à topologia em rede Mesh, em que os dados têm várias opções de rota no caso de obstáculos ou falhas, com os elementos da rede operando até como repetidores de sinal, de forma nativa. Já existem estudos e aplicações em controle, onde hoje já se consegue malhas de controle em torno de 1s”, explica.