Grupo FDT-JIG realiza RoadShow Brasil 2007


O encontro contribuiu com o objetivo do grupo de disseminar o uso da tecnologia

A SMAR vem trabalhando desde 2003 na divulgação, especificação, testes e certificações do padrão FDT (Field Device Tool), colaborando com o Grupo FDT-JIG. A missão do grupo – sem fins lucrativos, é fomentar a aceitação e uso da tecnologia FDT/DTM na indústria de automação, processo e aplicações híbridas.

A tecnologia FDT padroniza a interface de comunicação entre equipamentos de campo e sistemas. A característica chave é sua independência do protocolo de comunicação e o ambiente de software com o equipamento e o sistema host, além de permitir que variados equipamentos sejam acessados de outros hosts por meio de qualquer protocolo.

A FDT Group e o Distrito América do Sul da ISA (The Instrumentation, Systems and Automation Society), promoveram o RoadShow Brasil 2007, em Salvador, BA. A SMAR foi umas das patrocinadoras e apresentou temas sobre a tecnologia por meio dos engenheiros César Cassiolato, diretor de marketing, e Leandro Torres, gerente de produto de sistemas.

O objetivo do evento foi proporcionar troca de experiências sobre a nova tecnologia para manutenção inteligente. Durante os trabalhos, foi formada a diretoria do FDT Group do Brasil, composta por César Cassiolato da SMAR, Robson Nascimento da Metso, e Andres Sancho da ABB. “Verificamos grandes benefícios com este conceito aberto”, diz Cassiolato. “O FDT/DTM oferece a simplicidade e flexibilidade em uma interface verdadeiramente aberta, otimizando e guiando o usuário em acessos às interfaces gráficas e parametrização, independente do sistema fieldbus. A nossa experiência e conhecimentos em HART, Foundation Fieldbus e Profibus, contribuirão com a parceria SMAR e organização FDT”, complementa.

O FDT-JIG tem o suporte de várias organizações e fundações como a ODVA, OPC Foundation, Profibus Nutzeroorganisation e.V, PACTware Consortium e.V., ZVEI Verband, AS-interface e Interbus Club. A SMAR disponibiliza DTMs para seus equipamentos HART e Profibus PA seguindo os padrões mais atuais.