Instrumentação Aplicada ao Controle de Caldeiras tema de treinamento na SMAR

A SMAR realizou no mês de abril no Centro de Treinamento da empresa, um curso sobre Instrumentação Aplicada ao Controle de Caldeiras (TC-124).
Ministrado pelo engenheiro Rogério Pessa, o encontro reuniu representantes das empresas Areva Koblitz (São José do Rio Preto, SP), IESA (Araraquara, SP) e Usina Eldorado (Rio Brilhante, MS), usuários do controlador digital CD600 Plus, do controlador lógico LC700 e dos transmissores/posicionadores da linha 301 da SMAR.

Os tipos básicos e o funcionamento geral das caldeiras com aplicações nos segmentos de açúcar e álcool e indústrias para combustíveis líquido, gasoso e sólido foram apresentados no treinamento, que mostrou ainda os aspectos relativos instrumentação, medio de variáveis e controles principais e auxiliares, necessários à operação, ao bom funcionamento e segurança do equipamento.

Rogério Pessa explica que com a utilização do controlador CD600 Plus, geradores de corrente e softwares de configuração e supervisão no treinamento, os profissionais puderam vivenciar como é o trabalho com estes equipamentos da SMAR. Os participantes conheceram os principais controles de uma caldeira e também presenciaram a simulação das estratégias necessárias para a sua operação, concluiu.