Investimentos do setor sucroalcooleiro incluem automação SMAR

Em continuidade ao plano de expansão e de negócios, as usinas Vertente, Itapagipe e Guariroba ampliaram suas instalações, expandindo a produção, fabricando além do álcool hidratado, açúcar branco VHP e VVHP.

A SMAR forneceu todo o sistema de instrumentação e automação, em todas as áreas fabris envolvidas. O sistema contempla todos os equipamentos de campo, como transmissores de pressão, temperatura, vazão e densidade, posicionadores inteligentes para as válvulas de controle, além de controladores, sistemas de supervisão e todos os serviços de instalação, montagem, partida assistida e treinamento avançado para os operadores, técnicos e engenheiros das unidades envolvidas. “Iniciamos a safra anterior já em modo automático e a partir da instalação dos novos equipamentos em conjunto com a equipe de instalações e montagens da SMAR, não tivemos nenhuma surpresa e todos os equipamentos estão funcionando bem”, comemora o engenheiro Rodrigo Hans Mazer, responsável pela área de instrumentação da Usina Itapagipe.

A partir dos resultados obtidos com a automação, a Usina Itapagipe adotou um rigoroso critério para a automação de sua área industrial, visando sempre a otimização de seu processo de produção. “O sucesso nos números de produção alcançados pela usina Itapagipe deve-se em grande parte ao bom funcionamento de toda a automação fornecida pela SMAR”, acrescenta o engenheiro e gerente industrial da usina Paulo Takeu Kamimura.

“Além de oferecer produtos e sistemas de automação de excelente qualidade e de alta tecnologia, a SMAR possui uma equipe técnica que sempre nos atendeu de maneira diferenciada, com destaque às áreas de engenharia de aplicações, instalações e de comissionamento e partida dos equipamentos”, finaliza o engenheiro Paulo Henrique Trazzi, gerente industrial da Usina Guariroba.