Jairo Balbo


Jairo Balbo é Diretor Industrial da Usina São Francisco

Novo cenário sucroalcooleiro brasileiro
Expectativa de crescimento da produção de álcool com a manutenção da vanguarda tecnológica, é resultado, entre outras iniciativas, da formação e treinamento de profissionais especializados e da qualidade das empresas que desenvolvem suporte técnico à agroindústria canavieira. Outra expectativa positiva é a consolidação e o aumento da frota de veículos flex, o que permitirá estabilização de preços, graças à opção de combustível que só o consumidor brasileiro tem.

Investimento em expansões
Estamos em fase de implantação de uma unidade na cidade de Uberaba e o critério foi a escolha de parceiros ligados historicamente ao setor sucroalcooleiro e com os mesmos princípios empresariais.

Risco de superprodução e queda de preços
O risco existe para os próximos três anos de uma produção maior de álcool, como também prevemos a expansão da frota de veículos flex, o que vem compensar aquele crescimento. O equilíbrio virá a médio prazo com a abertura de novos mercados para o álcool.

Criação de um estoque regulador
Ele é necessário, principalmente porque se trata de um produto natural, da agroindústria e que, portanto, tem safra e entressafra - o álcool é produzido em seis meses, para ser consumido em doze. Essa peculiaridade também torna a produção sujeita às variações do clima, que podem interferir no desempenho da lavoura. Mas basta que seja cumprida a lei que, há muitos anos, determina a formação do estoque regulador e, não se sabe porque, não é obedecida. A legislação também estabelece que formar o estoque é uma obrigação do governo. Quando os empresários tentam assumir esses compromissos com a sociedade, o mesmo governo, através de seus órgãos de defesa da economia, inexplicavelmente alegam que ao deixar o estoque nas mãos dos empresários, há risco de formação de cartel. Não há como formar um cartel de quase 400 empresas. Resumo: o governo não cumpre a lei, não deixa o empresário cumprir no lugar dele e o consumidor é prejudicado.

Alcoolduto para o escoamento da produção de etanol
Quando partimos do princípio, indiscutível, de que o setor precisa de alcooldutos para aprimorar o abastecimento do mercado interno e expandir suas exportações, esse meio torna-se vital para alcançarmos e superarmos a meta de crescimento do PIB. Alcoolduto é, antes de tudo, transporte rápido de energia. Fusões, aquisições e incorporações no setor É natural, pois é um setor em pleno desenvolvimento e, como sempre preconizamos, com futuro promissor. Investimentos / grupos estrangeiros São bem vindos, porque valorizam nossos negócios. Não só estrangeiros, mas de todos que estiverem dispostos a aproveitar e entender esse potencial da agroindústria canavieira como fonte da nova energia que o mundo precisa para ter futuro.

Ações de sustentabilidade ecológica - plantio, irrigação, colheita e processamento
Pelo menos em nossa região, particularmente em nossas empresas, não se cogita irrigação. Nossa produção orgânica é um exemplo que também servirá de modelo para nossa unidade de Uberaba. E prova que o investimento no meio ambiente e na agricultura auto-sustentável é viável e bem-sucedido.

Pesquisas
A primeira necessidade é a de recursos para manter a tecnologia sempre atualizada. Graças ao Centro de Tecnologia Canavieira, universidades e instituições particulares e oficiais, esse caminho vem sendo percorrido. Depois, o desenvolvimento dessas tecnologias, para obtenção de açúcar, álcool e toda a cadeia de subprodutos.

Prioridades nos setores agrícola e industrial
No agrícola, novas variedades de cana. Na indústria, desenvolvimento de novas tecnologias, capazes de contornar custos de manutenção e de aumentar a produtividade industrial. O resultado é o barateamento dos produtos para a sociedade. Investimento no setor de controle e automação Nossos investimentos em automação são feitos levando em consideração custos e benefícios obtidos. Essa fatia tem sido de aproximadamente 15% dos investimentos.

Sobre a Smar e a automatização dos processos que ela promove
É uma empresa de tecnologia de ponta, com prestígio internacional pela excelência de seus serviços e produtos, além de referência da tecnologia brasileira em automação.