Jovens cidadãos participam de palestra sobre Inovação Tecnológica

O Gerente de Literatura da Smar, Pedro Biondo, esteve nos dias 28 e 29 de setembro apresentando aos alunos do Projeto Cidadão do Futuro a palestra “A influência da inovação tecnológica na vida moderna”,  nas instalações do  SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)  em Sertãozinho. 

Utilizando recursos audiovisuais, Biondo levou aos participantes uma visão geral da criação do mundo, depois fez uma reflexão de como a tecnologia afeta a vida das pessoas e o valor tecnológico que cada coisa possui. Por fim, falou sobre as prováveis tecnologias que ainda podem surgir e as profissões do futuro. “A tecnologia é o esforço para poupar esforços. Muitas tecnologias facilitam sobremaneira o nosso dia a dia e não paramos para pensar como cada coisa surgiu, nem no esforço que  foi feito para os benefícios da tecnologia chegarem à população”,  explica.

Segundo o Gerente, o objetivo da palestra foi conscientizar os alunos sobre a importância de produzir tecnologia. “Quando há apoio governamental, aparecem os resultados. A Petrobras foi criada em 1953 para gerir os negócios do petróleo no Brasil. Em pouco mais de 50 anos somos autossuficientes e devemos passar a exportador na próxima década. Estamos anos à frente de qualquer país do mundo no domínio da tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas. Temos ainda a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) como centros de excelente tecnologia. Isto significa que temos um bom material humano, mas nos falta apoio.  A diminuição das desigualdades sociais depende do avanço tecnológico do país”, comenta Biondo. 

Para Jéssica Siqueira Soares, 15 anos, a palestra foi interessante e explicativa. “Nunca tinha parado para pensar como a tecnologia é importante e facilita a nossa vida. É um assunto para refletir sempre”, comenta.

No dia 28, representantes do SESI Regional de São Paulo e do SESI Departamento Nacional estiveram em Sertãozinho para acompanhar o andamento do Projeto. Maria Helena Martins, Analista de Negócios Sociais da Unidade de Educação do Departamento Nacional do SESI, ficou encantada com o Projeto Cidadão do Futuro. “É muito bom saber que existem empresas preocupadas com a comunidade e que executam projetos de responsabilidade social. Fiquei impressionada com os profissionais da Smar que atuam no projeto e com comprometimento de cada um”.

Para Mônica Diniz Thomaz, Especialista Pedagógica do SESI Regional de São Paulo, o Projeto Cidadão do Futuro é um exemplo de cidadania. “Ficamos admirados com o trabalho que está sendo desenvolvido pela Smar e pelo SESI Sertãozinho. A responsabilidade social está na essência da empresa, que incentiva a inovação, valoriza os colaboradores e se preocupa com a comunidade ao seu redor”, conclui Mônica.

 

Jovens cidadãos participam de palestra sobre inovação tecnológica

 

 

Projeto

Uma parceria entre a Smar e o SESI Sertãozinho (Serviço Social da Indústria), o Projeto Cidadão do Futuro oferece orientação vocacional e formação social a jovens de 14 a 16 anos já inscritos no Programa Atleta do Futuro do SESI.

 

Fonte: Mensagem Marketing e Comunicação