LD1.0 Submersível da Smar é instalado na Medição de Nível de Licor Branco na empresa Lwarcel

LD1.0 SubmersívelNa produção de celulose, os cavacos de madeira são levados para o digestor para receberem a ação química do licor branco (solução de soda cáustica e sulfeto de sódio) em que, com auxílio da pressão e temperatura do vapor, os cavacos são cozidos.

 

 

Na Lwarcel Celulose, localizada em Lençóis Paulista, SP, para a medição de nível do tanque de licor branco foi instalado um transmissor LD1.0 Submersível da Smar. Este tipo de transmissor usa a célula capacitiva como sensor de pressão e tem as placas eletrônicas internas a um invólucro metálico que fica submerso no fluido de processo. A instalação é feita pelo topo do tanque, por onde sai o cabo da ligação elétrica e o tubo ventilado que faz a comunicação do sensor capacitivo com a atmosfera.

 

 

Segundo Rafael José Bertoli, Técnico em Manutenção Elétrica e Instrumentação Sênior, o LD1.0 Submersível foi instalado há aproximadamente um mês e está funcionando bem, inclusive ainda não foi retirado do tanque para inspeção.

 

 

Conforme afirma o Gerente de Produto e Engenharia de Desenvolvimento Mecânico da Smar, o Engenheiro Evaristo Orellana Alves, o LD1.0 Submersível foi instalado no tanque de licor branco, que é um processo muito crítico em termos de incrustação e temperatura de processo. “A medição correta e a não necessidade de manutenção em processos severos mostram a robustez e confiabilidade deste novo modelo de transmissor de nível da Smar”, comenta.