LD291 - Transmissor de Nível de Inserção Aplicação de Sucesso na Proluminas

A Proluminas

Fundada em 1987, a Proluminas Lubrificantes tem como principal atividade a coleta e rerrefino de óleos lubrificantes usados, de diversos tipos.

Com atuação em todas as regiões do Brasil, a Empresa tem sua matriz em Varginha (MG) e mantém unidades de coleta em Betim (MG), Osasco (SP) e Duque de Caxias (RJ).

O Rerrefino é a recuperação e transformação do óleo lubrificante usado ou contaminado em óleo básico novamente. Assim, através de um complexo sistema de logística que garante a coleta nacional nos mais diversos estabelecimentos como: oficinas, postos de combustíveis, concessionárias, transportadoras, entre outros, a Proluminas evita incalculáveis impactos ambientais, impedindo que este óleo seja despejado na natureza ou utilizado de forma indevida e consequentemente seja prejudicial ao homem e ao meio ambiente.

Fonte: www.proluminas.com.br

 

Demanda

A Proluminas, em sua planta de Varginha - MG, possui tanques de óleo BPF, óleo flash e outros óleos leves que são utilizados como combustível, para geração de energia térmica no processo de rerrefino de óleos lubrificantes.

Segundo o Supervisor de Automação da Proluminas, Rodrigo de Castro Sarto, a demanda pela instalação de transmissores de nível nos tanques de combustível surgiu de uma solicitação da Engenharia de Segurança da Proluminas, que observou a maneira como os operadores de utilidades monitoravam o abastecimento de óleo BPF e coletavam informações rotineiras sobre o nível dos tanques de óleo combustível.

A medição feita pelos operadores, através de uma régua graduada, era apenas orientativa sem muita precisão, pois dependia de alguns fatores como: o posicionamento de cada operador no momento da leitura (erros de paralaxe), inclinação da régua dentro do tanque, reflexo do sol, dentre outros.

Além da falta de precisão nas medições de nivel havia o problema da seguranca dos operadores, pois como os tanques ficam em local aberto, nos dias chuvosos havia o risco de queda dos operadores, já que os tanques de metal ficam molhados e escorregadios.

"Precisávamos de uma solução para a medição de nível que não exigisse muitas intervenções nos tanques de combustível existentes, já que nao é permitida qualquer atividade de caldeiraria no local, por se tratar de uma área com atmosfera explosiva. Outro agravante é não termos outros tanques sobressalentes que pudessem ser utilizados durante o processo de instalação do transmissor de nivel" diz Rodrigo.

 

Solução

Segundo o Técnico de Automação da Smar, Carlos Marcelino, assim que a Proluminas entrou em contato explicando qual era sua necessidade, verificamos que a melhor solução seria utilizar o recém lançado Transmissor de Nivel de Inserção, o LD291I, já que ele permite a instalação pela parte superior do tanque usando bocais existentes e portanto, não seria necessario furar ou soldar conexões no tanque.

"Sugerimos colocar em teste Beta o LD291I no tanque de óleo BPF que, segundo a Proluminas é o fluido que apresenta a condição mais crítica entre os três tipos de combustivel que utilizam", diz Carlos Marcelino.

  • Combustível do Teste: Óleo BPF 1A
  • Fornecedor: Petrobras Distribuidora S.A.
  • Temperatura de Armazenamento: de 60 a 80 ºC.
  • Densidade: 0,979 g/ml
  • Viscosidade Cinemática: 403 mm²/s
  • Água e Sedimentos: 0,787 %

Fonte: Petrobras Distribuidora S.A., Boletim de Conformidade - REPLAN - Paulínea - SP

De acordo com as dimensões do tanque, o comprimento da haste do LD291I é de 3200 mm e o tipo de suporte utilizado foi o flangeado móvel.

A instalação foi simples e rápida, como é possível ver nas fotos abaixo:


LD291 - Instalação na boca de visita do Tanque


LD291I - Instalado no Tanque de BPF

Resultado

Segundo o Rodrigo da Proluminas: "desde a instalação, a quase um ano, o LD291I é referência para os operadores do setor de utilidades. Ele está conectado a um CLP que se comunica com um Sistema Scada, que atualiza periodicamente as informações do instrumento em um banco de dados.

Através destas informações é possível programar com maior precisão a compra do combustível e monitorar com segurança o processo de abastecimento do tanque. A partir do beta teste e com o sucesso conquistado, a Proluminas decidiu adquirir o instrumento da Smar, e pretende utilizá-lo em outras áreas do processo, no projeto de ampliação da planta contínua, previsto para o ano de 2012".

 

Depoimentos

Abaixo, os depoimentos de coloboradores da Proluminas envolvidos no processo de instalação, manutenção e operação do Transmissor de Nível de Inserção - LD291I:

"O equipamento propiciou maior precisão na medição de nível de combustível no tanque, aumentou a segurança dos operadores que antes utilizavam régua graduada para verificar o nível, além de possuir maior mobilidade para retirada do instrumento em caso de limpeza do tanque, sem a necessidade de desligar os cabos. Enfim, estou muito contente com o novo equipamento." Carlos José Pereira da Costa - Supervisor de Utilidades (Trabalha com Utilidades em processos industriais, desde 1974)

"Instrumento de fácil instalação e configuração. Em nosso processo existem condições onde
não há necessidade de termos um transmissor de nível fixo. O Transmissor de Nível de Inserção,
permite que um mesmo instrumento seja utilizado para testes em vários tanques de tamanhos
semelhantes. Basta apenas emergi-lo no tanque que desejamos medir e prender sua haste na tampa ou
borda." Ângelo Márcio Esteves - Técnico em Instrumentação III

"O instrumento não só atendeu às nossas expectativas, como também facilitou o controle de
consumo de óleo. A repetitividade dos valores medidos já constatamos por meio de aferições com
volumes conhecidos. Podemos dizer que se trata de um instrumento prático, de pouquíssima
manutenção e excelente para a aplicação que foi utilizado aqui na Proluminas." Jurandir Assis Moreira - Encarregado de Manutenção

Acesse a página do LD29Xi - Transmissor de Nível de Inserção e saiba mais.