Mauro Sponchiado é homenageado e SMAR se destaca entre as empresas no Prêmio CanaSauro


Mauro Sponchiado (ao centro) recebe o prêmio de CanaSauro 2008

A Editora FAS, que edita a Revista Energia Brasileira reuniu no dia 25 de fevereiro profissionais do setor, em Araçatuba, interior de São Paulo. O objetivo foi homenagear aqueles que construíram as bases do segmento.

O Prêmio CanaSauro é um reconhecimento aos profissionais que, há mais de 30 anos dedicam a vida ao setor, seja por meio de pesquisas, trabalho ou política, sempre com o intuito de alcançar o desenvolvimento pleno e auto-sustentável do segmento. “São profissionais que muito contribuíram para o desenvolvimento do setor”, destacou o diretor da FAS Editora Ltda, Flávio Nasser.

Além dos CanaSauros, os organizadores elegeram o CanaSauro Rex, profissional também com mais de 30 anos de experiência que tenha prestado ações relevantes durante sua trajetória. O homenageado da primeira edição foi o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

A SMAR, líder brasileira em automação, esteve presente entre os 80 homenageados, destacando-se como a única empresa do segmento de automação.


Mauro Sponchiado (vice-presidente da SMAR), Roberto Rodrigues (ex-ministro da Agricultura), José Paulo Stupielo (presidente da Stab) e Antônio Eduardo Tonielo (presidente da Copercana).

O homenageado Mauro Sponchiado, vice-presidente e fundador da empresa, forneceu o primeiro sistema de controle de alimentação de cana para moendas do setor, e nos 34 anos de fundação da SMAR, grande quantidade de instrumentos e sistemas de controle dedicados à automatização do processo sucroalcooleiro.

Nascida neste segmento e genuinamente brasileira a SMAR tem hoje aplicações no mundo todo. Mauro Sponchiado com visão no futuro e acreditando sempre na evolução do setor, contribuiu com a modernização do mercado oferecendo e acumulando conhecimento. O empreendedor ainda valorizou a mão-de-obra dos técnicos nacionais.

As soluções da empresa estão aplicadas atualmente em mais de 90% da indústria de açúcar e álcool do mundo todo. Para Mauro, o prêmio representa muito mais que uma homenagem aos mais de trinta anos oferecendo tecnologia ao setor, é um respaldo do próprio mercado da confiança e credibilidade na SMAR. “Sempre acreditamos no setor, acompanhamos todos os movimentos do segmento, mesmo nos momentos difíceis. O prêmio confirma o pioneirismo e liderança da empresa no mercado, além de ser um reflexo de uma relação que deu certo e vem contribuindo para o posicionamento energético do Brasil no mundo todo”, comemora Mauro.