Moenda da Usina Alto Alegre conta com tecnologia SMAR

Já está em operação, desde abril, na Usina Alto Alegre, Unidade Junqueira, a moenda que foi automatizada com tecnologia SMAR. Como sistema de automação foram utilizados o SYSTEM302, o controlador DF75 e os equipamentos HART da linha 301 da SMAR.

Com esta automação foi possível registrar melhorias na relação de esteiras da moenda. Além disso, o sistema permite a monitoração geral das variáveis para supervisão e avaliação do processo, a melhoria da interface PLC/CCM e a possibilidade do equipamento ser operado pelo COI.

Rodrigo Haggi Favero, Gerente de Instrumentação e Elétrica da usina, explica que esta automação contribuiu para a melhoria dos controles e menor tempo de parada, garantindo a eficiência da moenda.

Para Haggi, a parceria entre a SMAR e a usina é excelente, já que há sempre respeito ao cumprimento dos cronogramas. “Os colaboradores da SMAR se transformam em funcionários da usina durante o start-up do sistema. Os projetos de sucesso, como a automação de duas caldeiras e de uma moenda, são reflexos do compromisso proposto nesta parceria”, ressalta o Gerente.

A Usina Alto Alegre possui quatro unidades produtoras, a Unidade Junqueira, a Unidade Floresta, a Unidade Santo Inácio e a Unidade Florestópolis, e é responsável pelo plantio, extração, produção e industrialização da cana-de-açúcar, com capacidade para processar aproximadamente 9,2 milhões de toneladas de cana por safra. A Unidade Junqueira, fundada em 1978, está localizada no distrito Alto Alegre, pertencente ao município de Colorado, PR, e processa cerca de 3,5 milhões de toneladas de cana por safra.

 

Usina Alto Alegre - Rodrigo Haggi Favero

Usina Alto Alegre  - Rodrigo Haggi Favero

 

Fonte: Mensagem Marketing e Comunicação