Norma 3A é tema de palestra em seminário da Food Design


Da esquerda para direita: Fabio Alves da DNV, Sérgio Motta do PAS, Dra. Andrea Regina da ANVISA, Dr. Adilson Kososki do MAPA e Ellen Lopes da Food Design

A Food Design empresa de consultoria especializada em alimentos e bebidas, cujo objetivo é oferecer soluções integradas em sistemas de gestão da qualidade e suporte em legislação, promoveu um seminário sobre tendências em HACCP –Hazard Analysis and Critical Control Point - e segurança de alimentos.

O evento, ocorrido no dia 09 de novembro, reuniu profissionais do mercado alimentício, farmacêutico e similares, no Crowne Plaza Hotel São Paulo. A SMAR participou do evento por meio da palestra “Norma 3A para Prevenção de Perigos em Equipamentos”, ministrada pelo gerente de certificação de produto, Ricardo Leite.

A empresa possui alguns produtos certificados com a Norma 3A, para atender exigências sanitárias. Entre os produtos destacam-se a linha de transmissores de densidade e concentração DT e os transmissores de pressão LD associados aos selos remotos SR301S. De acordo com Ricardo Leite, brevemente o transmissor de nível por onda guiada RD400 também fará parte deste grupo de produtos certificados com a norma.

A utilização de produtos certificados, possibilita a facilidade de montagem e desmontagem para limpeza por meio de esterilização ou sanitização e a garantia dos equipamentos suportarem os produtos químicos e os valores de temperatura pertinentes aos processos de limpeza e esterilização. “Estes segmentos necessitam utilizar equipamentos que sejam apropriados para o processo. Até os insumos utilizados na fabricação dos produtos SMAR possuem certificação com a norma 3A, proporcionando total qualidade e segurança contra contaminação para o processo. Como mostrado no seminário, o uso de produtos inadequados e um caso de contaminação pode demandar centenas de milhões de dólares, além dos prejuízos da marca, no recall de produtos e indenizações, entre outros”, finaliza Leite.