Nova unidade sucroalcooleira do Grupo Vale do Verdão conta com automação SMAR

O Grupo Vale do Verdão inaugurou, em julho de 2009, a Usina Floresta Açúcar e Álcool, sua terceira unidade produtora. Localizada na cidade de Santo Antonio da Barra, GO, a planta, que inicialmente produzirá apenas etanol, conta com o Controlador Lógico Programável LC700 SMAR, transmissores LD301 e comunicação HART.

Os produtos serão responsáveis pela monitoração e controle dos equipamentos de campo da destilaria, permitindo a visualização de cada etapa do processo em tempo real, e possibilitando a detecção e correção de possíveis falhas rapidamente. “A planta foi projetada para ter o mínimo de contato manual possível. No projeto, priorizamos a parte de acionamentos via supervisório, e tentamos reduzir custos em comandos à distância, cabos, painéis, tubulações elétricas e mão-de-obra”, informa Luciano Antônio Fachini, Encarregado de Instrumentação da Usina Floresta.

Segundo Luciano, a Usina está satisfeita com o trabalho realizado pela SMAR. “Acredito que o pós venda, a assistência técnica, o comercial e a engenharia de aplicações sejam os principais diferenciais da empresa. A SMAR está de parabéns pela equipe de profissionais que tem”, ressalta.

O Grupo, que investiu R$ 250 milhões no empreendimento, também é proprietário de outras duas unidades no Estado de Goiás, a Usina Panorama, em Itumbiara, e a Usina Vale do Verdão, em Turvelândia.