Olimpíada do Senai incentiva aprimoramento de tecnologia nacional


Mais de 500 competidores e 48 modalidades

Em março, Recife (PE) foi sede de mais uma Olimpíada do Conhecimento promovida pelo Senai, e reuniu alunos de áreas tecnológicas de todo o país para disputarem provas práticas e teóricas.

O evento visa o aprimoramento da educação profissional, contando com 48 modalidades de ocupação e quase 500 competidores. A Smar, considerada grande incentivadora de tecnologia no Brasil, foi convidada a participar do calendário do evento, avaliando os estudantes na prova da modalidade de instrumentação e controle de processos. A tarefa consistia em interligar transmissores e posicionadores de plantas piloto a um controlador programável e a um computador com software supervisório, configurar todo o sistema, calibrar os transmissores, fazer o start up da planta e sintonizar as malhas de controle.

“O número de jovens na área tecnológica tem aumentado e isso é um incentivo muito grande para o desenvolvimento de nosso país”, garante o gerente da filial da Smar do Rio de Janeiro, Francisco Julião, que atuou como avaliador da empresa.

Na categoria avaliada pela Smar, participaram duplas dos estados de Alagoas, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. O Senai de Campinas (SP) foi o vencedor da prova.