Petrobras recebe treinamento SMAR

A Petrobras, unidade Morada do Ribeirão, São Mateus, ES, recebeu, em maio, um Treinamento em Configuração & Manutenção do AuditFlow – Sistema de Medição Fiscal e Apropriação de Vazão (TC – 330), ministrado pelo engenheiro Rogério Pessa, que atendeu o projeto Conaut, desenvolvido pela Engenharia de Aplicações da SMAR.

De acordo com as mais recentes normas internacionais para sistema de medição de vazão em aplicações de transferência de custódia, o Sistema de Medição de Vazão AuditFlow atende na totalidade as funcionalidades de um Sistema Eletrônico de Medição. Além de realizar os cálculos de correção, da vazão em tempo real, o sistema possui características de segurança dos dados, rastreabilidade e auxílio às normas (ANP), atendendo as recomendações de verificação/calibração dos instrumentos nas estações de medições (EMEDs).

O módulo computador de vazão FC302, junto com o software FCView do Sistema de Medição de Vazão AuditFlow na tecnologia FOUNDATION Fieldbus, é totalmente configurável e desenvolvido com o que há de mais avançado em hardware e software para monitorar, corrigir e controlar vazões de líquidos e gases.

Segundo Pessa, os recursos utilizados no treinamento, como demo-kits Foundation fieldbus e SYSTEM302, foram muito importantes para que os participantes conhecessem as arquiteturas das medições, as características de calibração/manutenção e configuração dos projetos. “Os profissionais ainda tiveram a oportunidade de aprender como supervisionar e operar o sistema através do FCView”, ressaltou.