Plano Diretor de Automação auxilia a indústria na conquista de melhores resultados

Para suprir uma necessidade crescente na cadeia industrial, a SMAR oferece ao mercado o PDA – Plano Diretor de Automação, uma poderosa ferramenta para otimizar, planejar e melhorar as fases de implementação de suas tecnologias.

O projeto começa pelo correto entendimento das necessidades de automação dos processos utilizados, passando pela aplicação da tecnologia mais adequada e alocação apropriada de recursos, até a etapa de implantação e acompanhamento.

A implantação do PDA proporciona inúmeras vantagens à planta industrial, tais como: maior produção, menor consumo de energia, maior disponibilidade da planta e melhor qualidade do produto final.

Segundo o diretor de marketing César Cassiolato, o PDA identifica melhorias nos processos por meio da automação e oferecendo um plano de investimentos no sistema e nos equipamentos das mais diversas áreas, otimizando o ROI (Retorno Sobre Investimento). “O Plano busca a integração dos ativos da automação com o planejamento estratégico da usina, determinando: onde está, o que fazer, por que fazer e como fazer para melhorar o projeto”, completa.

Recentemente, a SMAR colocou em prática um Plano Diretor de Automação na Usina Caçú, localizada em Vicentinópolis, GO. Neste caso específico, o PDA foi elaborado para atender às atividades de engenharia básica da Usina e detalhar toda a sua automação.

Atendendo às especificações técnicas do PDA elaborado pela PROENG, a SMAR forneceu todos os equipamentos de campo para a Usina, elaborou os projetos de painéis elétricos, realizou a configuração do sistema, executou a montagem e instalação, e colocou a planta em operação. A tecnologia adotada para os equipamentos de campo foi o 4 a 20mA+HART e controladores lógicos programáveis LC700.
Oferecendo ao mercado este serviço, a SMAR pretende colaborar ainda mais com o desempenho industrial, buscando a excelência no produto final.

Para maiores informações sobre o Plano Diretor de Automação da SMAR, clique aqui.