Planta de biodiesel utiliza equipamentos Lucato e automação Smar


Interface homem máquina proporcionará fácil acesso aos equipamentos de campo

Nasce uma nova planta de biodiesel no Estado do Mato Grosso. A Lucato, empresa localizada em Limeira, interior de São Paulo, tradicional fabricante de equipamentos, fornecerá uma planta automatizada com o sistema de automação da Smar, o System302-7.

Diante do promissor cenário do biodiesel, a Lucato e a Smar estão somando esforços para propiciar ao mercado soluções completas e com diferenciais competitivos para os investidores interessados em participar destes empreendimentos. Para a nova planta, que entrará em operação ainda neste ano, a Smar contribuirá fornecendo a mais avançada tecnologia em automação e controle de processos disponível no mercado.

A operação da planta estará disponível em uma plataforma dotada com uma interface homem máquina com recursos de monitoração e de operação do processo. A equipe de operação terá acesso facilitado e simplificado aos equipamentos distribuídos em campo para controle de nível, vazão, pressão, temperatura e posicionamento das válvulas.

A linha de controladores do System302-7, é a mais avançada do mercado mundial e processará toda a estratégia de controle lógico e contínuo do sistema garantindo uma operação robusta, confiável e segura da planta. Os registros do comportamento do sistema poderão ser visualizados facilmente por meio de relatórios e históricos gráficos ou numéricos, que podem ser acessados on-line e armazenados em banco de dados para consultas futuras.

Segundo o engenheiro Ricardo Argolo, gerente de aplicações da Smar, o objetivo é atender toda a cadeia de energias renováveis. “Estamos nos empenhando para tornar a Smar referência mundial em fornecimento de soluções de automação para unidades produtoras de biodiesel, assim como já acontece no segmento de açúcar e álcool”.E encara este desafio com otimismo – “a Smar possui um corpo técnico altamente qualificado, com conhecimento e tecnologia para alcançar este objetivo, e contribuirá no mercado atuando fortemente como fornecedora de soluções com o seu sistema de automação System302-7”.

Este projeto promove o fornecimento de um pacote de soluções em automação integradas aos equipamentos, fomentando qualidade aos processos e, conseqüentemente, maior produtividade à planta. “O pionerismo da Lucato como fornecedora de plantas industriais, aliada à experiência da Smar em automação industrial, representa a parceria de duas empresas com know-how e tradição reconhecidos, agregando competitividade ao mercado bioenergético”, conclui Argolo.