Primeira turma de Engenharia de Automação Empresarial do Brasil é “afilhada” da Smar

A Smar está colhendo em 2006 os frutos de uma parceria que já dura seis anos com a FPTE/Unilins. A Universidade de Lins realizou em janeiro a colação de grau oficial dos formandos do curso de Engenharia de Automação Empresarial que aconteceu no Quality Resort Lins.

O convênio firmado entre a empresa e a instituição de ensino consiste na Smar disponibilizar cerca de 20 professores de seu quadro de funcionários para transferir tecnologias, além de equipamentos para montagem do laboratório de automação, enquanto a Unilins oferece corpo docente interno e toda a estrutura do Campus.

O curso é o primeiro do Brasil e seus alunos são um diferencial na região de Lins, área do estado de São Paulo que mostra-se promissora no setor sucroalcooleiro. “A região de Lins é carente de mãode- obra nesse segmento. Os engenheiros saíram da faculdade conhecendo conceitos de automação da gestão, manufatura e controle de processos industriais”, explica Nelson José Remondi D’Antonio, gerente de Recursos Humanos da Smar.

A parceria também foi pioneira no país, pois implantou a sistemática de minicursos, nos quais os alunos puderam vivenciar todo o funcionamento de uma empresa multinacional brasileira nos seguintes departamentos – desenvolvimentos mecânico e eletrônico, produções mecânica e eletrônica, assistência técnica, controle de qualidade, aplicações e treinamento.

Outra inovação foi a estrutura de funcionamento de estágios semestrais supervisionados e avaliados pela própria empresa. Com essa implantação, as gerências e funcionários da Smar se prepararam como educadores para a disseminação da tecnologia de ponta para o Brasil e para o exterior. A parceria atende a mais três turmas em andamento que têm em média 60 alunos por classe.