RD400 da Smar é aplicado em flotadores na Usina Guarani

Há duas safras, a Usina Guarani, Unidade Industrial São José, de Colina, SP, utiliza o RD400 da Smar no processo de flotação de xarope. A utilização de ondas guiadas garante confiabilidade e estabilidade na medição, mesmo em condições adversas desse processo, como a forte presença de vapor, a variação de viscosidade ou a temperatura do ar.

O Engenheiro de Suporte da Smar, Davi Somaggio, explica que o nível indicado pelo radar participa do controle da temperatura do xarope na válvula de vapor, e da vazão na entrada do flotador, que é feito por um medidor de vazão magnético que atua na válvula de entrada. “Assim, com a informação fornecida pelo RD400 pode ser feito o ajuste de abertura e fechamento da válvula de saída de xarope, para que seja feita a retirada de borra, ou seja, o produto flotado”, exemplifica.

Davi ainda explica que na Usina Guarani foi aplicado o RD400 de haste simples acoplado a um vaso comunicante. “Esta é uma solução adotada para aplicações em que há presença de obstáculos internos no tanque, pois não é possível a instalação da sonda”. O vaso comunicante pode ser usado em aplicações em que há muita agitação, pois serve como tubo de calma e traz o mesmo efeito de uma sonda coaxial, eliminando ruídos e proporcionando melhor propagação de ondas.

RD400 da Smar é aplicado em flotadores na Usina GuaraniNa Usina Guarani, em duas safras de operação, nunca foi preciso realizar uma intervenção no RD400. “Para o nosso processo, o RD400 trouxe confiabilidade do nível, o que permitiu um controle estável da malha”, ressalta Lourival Ribeiro da Cruz, Encarregado de Instrumentação da Usina.

 

Flotação

A flotação é um processo de separação de misturas líquido/sólido. Com ela, removem-se partículas indesejadas que estão dentro do líquido.

Em usinas de açúcar, o processo de flotação do xarope é fator decisivo para a qualidade do produto final. Este processo permite a fabricação de um açúcar melhor e com forte descoloração do xarope, realizado por meio da clarificação.

 

Fonte: Mensagem Marketing e Comunicação