Rio Automação mostra trabalhos de medição fiscal

O Congresso Rio Automação 2005, realizado em maio no Rio de Janeiro, apresentou um expressivo crescimento em relação às edições anteriores. Considerando as elevadas cotações no mercado internacional, o foco deste ano foi a medição de petróleo, derivados e gás natural motivada pela Portaria Conjunta ANP/INMETRO nº1 de 19 de junho de 2000, que regulamenta a medição fiscal na área de produção destes recursos naturais no Brasil.

A Smar teve uma participação significativa no congresso, apresentando dois trabalhos técnicos, além de patrocinar o evento. O artigo "Abordagem Alternativa para Medição Fiscal e Transferência de Custódia de GLP e Outros Hidrocarbonetos Leves Atendendo à Regulamentação Vigente da ANP", trata da medição de vazão utilizando o Sistema AuditFlow versão 4, baseado em resultados de testes no terminal da Transpetro em São Caetano do Sul, São Paulo.

O outro trabalho técnico versou sobre "Sistema de Medição em Tanques: Arqueação, Rastreabilidade e Integridade da Informação", abordando a medição estática em dois aspectos principais: a norma ISO7507-1:2003 que trata de arqueação de tanques cilíndricos verticais utilizando a técnica de trena tensionada e o Sistema TM302/TMView desenvolvido pela Smar para este mercado.