Road Show do SYSTEM302-7 percorre o Brasil

Em 2008, a SMAR marcou presença em nove estados brasileiros com a nova versão do seu sistema de controle

Com o objetivo de apresentar ao mercado o que há de mais moderno em sistemas de automação de controle distribuído baseado em redes, a SMAR divulgou por todo o Brasil, durante o ano de 2008, a nova versão do seu consagrado sistema de controle de processos, o SYSTEM302-7.

Os eventos reuniram centenas de técnicos, engenheiros e gestores industriais, interessados em conhecer os diferenciais desse sistema inovador. Um demo-kit instalado no local das apresentações simulava o funcionamento de uma planta industrial, possibilitando que os participantes conhecessem na prática o sistema.

Os principais diferenciais deste sistema de controle estão na sua infraestrutura baseada em Ethernet, que permite a utilização de protocolos de comunicação padronizados e não-proprietários como o HSE (High Speed Ethernet). A sua plataforma abrangente e totalmente digital suporta barramentos e protocolos mundialmente reconhecidos como: Foundation fieldbus, HART, AS-Interface (AS-i), DeviceNet, Modbus, PROFIBUS-DP, PROFIBUS-PA. Além disso, permite a convivência e integração da tecnologia convencional 4-20mA.

Benefícios como lucratividade, produtividade, repetibilidade, segurança e excelência operacional, além do gerenciamento da instrumentação e do próprio desempenho, fazem do SYSTEM302-7 uma ferramenta indispensável para uma automação de processos eficiente, com vistas à maximização dos lucros.

Em evento de lançamento do sistema, Orlando David, Supervisor de Utilidades da Usina Monterey, de Ubarana, SP, 100% automatizada pela SMAR, destacou a facilidade proporcionada pelo sistema, que já faz parte da história do grupo. “Com excelentes resultados na Usina Ruette, que utilizava o SYSTEM302 e instrumentos de campo SMAR, não tivemos dúvida em implantá-lo na nova unidade”, afirmou.

Segundo o Diretor de Marketing e Qualidade da SMAR, César Cassiolato, os eventos foram um sucesso, “O SYSTEM302-7 foi desenvolvido de forma inovadora e com foco em resultados e atende todos os segmentos industriais, oferecendo vantagens competitivas inigualáveis, com excelência operacional”, comenta.

FEVEREIRO - Em Araçatuba, SP, a SMAR apresentou o SYSTEM302-7 na Feicana 2008 – Feira de Negócios do Setor de Energia, entre os dias 26 e 28. O seminário “Sistema de Automação em Usinas de Açúcar e Álcool com o SYSTEM302-7” foi apresentado pela SMAR no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, no evento Cases de Tecnologia Profibus, promovido pela associação Profibus International.

MARÇO - No dia 26, em Piracicaba, SP, a SMAR participou do 23º Encontro Técnico Mensal da ISA (The Instrumentation, Systems, and Automation Society) Seção Campinas, com o tema “Aplicações e mostra de PLC e SDCD em usinas de açúcar e álcool”. O SYSTEM302-7 foi o destaque da palestra “Soluções de Sucesso em Sistemas de Controle na Indústria de Açúcar e Álcool”, ministrada pelo engenheiro Marcus Vinicius Ribeiro.

Em Uberaba, MG, entre os dias 31 de março e 3 de abril, a SMAR participou do II Congresso Internacional de Tecnologia na Cadeia Produtiva de Cana – Concana 2008. Representada por Paulo Roberto Ribeiro e Jayme Tamaki Júnior, da Divisão de Açúcar e Álcool, a SMAR teve como destaque a nova versão do seu sistema de controle.

ABRIL - Durante o 12º Seminário Regional sobre Cana-de-Açúcar, realizado Pela STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil), em Olinda, PE, entre os dias 14 e 17, o Engenheiro de Aplicações da SMAR Edinardo Mariano apresentou a palestra “Construindo um COI com o SYSTEM302”.

MAIO - Durante o 12º Seminário Regional sobre Cana-de-Açúcar, realizado Pela STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil), em Olinda, PE, entre os dias 14 e 17, o Engenheiro de Aplicações da SMAR Edinardo Mariano apresentou a palestra “Construindo um COI com o SYSTEM302”.

JUNHO - O evento de lançamento da nova versão do sistema de controle da SMAR em Maringá, PR, no Hotel Deville, reuniu profissionais de diversos segmentos da região, no dia 11.

Em Araçatuba, SP, o road show passou pelo Hotel Riviera, no dia 18, demonstrando os principais diferenciais do sistema ao mercado.

JULHO - No dia 3, em Piracicaba, SP, durante o SIMTEC 2008 (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira), a SMAR realizou o lançamento oficial do SYSTEM302-7 na Chácara do Tanno.

Entre os dias 7 e 11, em Maceió, AL, a SMAR expôs seus principais produtos na Feira Regional Sucroalcooleira – FERSUCRO 2008, e apresentou uma palestra técnica, ministrada pelo engenheiro Marcus Vinícius Ribeiro, durante o XXIV Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas, evento paralelo à feira.

Em Belo Horizonte, entre os dias 16 e 18, o mercado mineiro de automação conferiu o lançamento do sistema durante a Faiminas – Feira de Automação Industrial de Minas Gerais.

No dia 23, a cidade de Goiânia recebeu o road show de lançamento do SYSTEM302-7 em um evento que reuniu representantes de usinas, consultores e investidores do Estado de Goiás, um mercado em franco crescimento, que conta com 19 usinas em funcionamento e perspectiva de crescimento de 50% até 2010.

AGOSTO - No evento realizado em São Paulo, SP, no dia 7, engenheiros e técnicos industriais da região reuniram-se no Hotel Mercure Ibirapuera para conhecer os diferenciais da nova versão do sistema de controle da SMAR.

Em Sertãozinho, SP, um grande evento reuniu representantes dos mais diversos segmentos no dia 21. Os palestrantes foram os Diretores Eduardo Munhoz e César Cassiolato e os Gerentes Jayme Tamaki, Leandro Torres, Marcus Vinicius Ribeiro, Evaristo Orellana, Marcus Vinicius Silva e Rogério Leoncini, todos da SMAR.

A cidade do Rio de Janeiro recebeu, no dia 28, no Hotel Novo Mundo, profissionais de diversas áreas para o lançamento do SYSTEM302-7 no estado fluminense.

SETEMBRO - Entre os dias 2 e 5, Sertãozinho, SP, foi palco da XVI Fenasucro & Agrocana. Durante o evento, a SMAR ofereceu aos participantes, vindos de vinte países, um estande cheio de novidades, incluindo o SYSTEM302-7 como principal destaque.

Durante o seminário Cases, realizado pela Associação Profibus em Ribeirão Preto no dia 4, o SYSTEM302-7 foi tema do case apresentado pelo Coordenador Corporativo de Automação do Grupo Santelisa Vale, Felipe Luiz Calori Coelho, que destacou a arquitetura adotada nas novas unidades do Grupo, automatizadas com a nova versão do sistema de controle da SMAR.

No dia 17, o novo sistema de controle da SMAR foi apresentado em Salvador, em evento que reuniu profissionais da indústria de todo o Estado da Bahia.

Em Campinas, SP, no dia 30, a SMAR divulgou o SYSTEM302-7 no I Cases & Sucessos, evento promovido pela ISA Seção Campinas.

OUTUBRO - Entre os dias 28 e 31, a SMAR apresentou o SYSTEM302-7 aos visitantes da FFATIA – Feira de Fornecedores e Atualização Tecnológica da Indústria de Alimentação, realizada em Goiânia, GO.

Nos dias 29 e 30, em Ribeirão Preto, a SMAR divulgou o SYSTEM302-7 no 9º CBA (Congresso Brasileiro Agroindustrial), evento promovido pela STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil) em parceria com a Support Eventos, com o tema “A Usina de Resultados”.

No SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Porto Alegre, RS, no dia 30, a ISA Seção Rio Grande do Sul, em parceria com o GRINST/RS (Grupo Regional de Instrumentação e Automação do Estado do Rio Grande do Sul), promoveu um debate a respeito das novas tecnologias de automação. O destaque da SMAR foi o SYSTEM302-7, apresentado pelo engenheiro Leandro Torres.

NOVEMBRO - Durante a ISA Show 2008 – 12º Congresso Internacional e Exposição Sul-Americana de Automação, realizado na capital paulista entre os dias 17 e 19, a nova versão do sistema de controle da SMAR teve destaque como solução inovadora para automação de processos industriais. O evento é considerado o maior da América Latina no segmento.

Entre os dias 17 e 21, a SMAR, presente na 1ª Exposição Internacional sobre Biocombustíveis, realizada em São Paulo, apresentou seus principais produtos e serviços, com destaque para o SYSTEM302-7. O evento recebeu cerca de quatro mil visitantes e 40 delegações estrangeiras, que conferiram a evolução da tecnologia brasileira destinada ao setor de biocombustíveis.