Robustez e precisão na medição de densidade fazem do DT300 destaque no mercado de mineração


DT301 - Instalado na Samarco, em Mariana, Minas Gerais

A linha de transmissores de densidade, DT300, foi projetada e patenteada pela SMAR para a medição contínua da densidade e concentração de líquidos. O DT300 possibilita a monitoração em tempo real e o controle de processos industriais. Está disponível em dois modelos: industrial, para processos gerais; e sanitário, para aplicações em indústrias de alimentos, bebidas e farmacêuticas.

Ambos os modelos podem ser instalados em linha ou diretamente em tanques, pois são adequados para fluidos estáticos e dinâmicos, e estão disponíveis com os protocolos de comunicação HART, Foundation fieldbus e Profibus PA. Várias unidades de medição podem ser configuradas pelo usuário, tais como: g/cm³, kg/m³, ºBrix, °Baumé, ºPlato, ºGL, ºINPM, ºAPI, % de Sólidos, % de Concentração, etc.

Devido à sua versatilidade e grande precisão na medição, além da facilidade de instalação, configuração e manutenção, estes transmissores podem ser aplicados em praticamente todos os processos industriais.

Dentre as várias aplicações possíveis, destaca-se a medição da densidade ou concentração de polpa de minério na indústria de fertilizantes e no setor de mineração, que está fazendo grandes investimentos para o ano de 2008. A SMAR forneceu sistemas de medição de densidade para diversas empresas do setor, como Samarco, CVRD e CBMM, entre outras.