Samarco adquire sistemas de medição de densidade


Instalações do DT301 na Smarco Mineração

Desde o ano de 2000 a Smar e a Samarco têm posto em prática uma parceria para a utilização dos transmissores de densidade Smar, também conhecido como Touché, na medição de densidade, nos mais diferentes processos do tratamento do minério de ferro. Desde então, vários transmissores radioativos de densidade foram substituídos pelo DT301 da Smar.

Com a utilização deste novo transmissor de densidade vários benefícios foram alcançados, tais como: a eliminação de custos com o controle de radioproteção, o aumento da confiabilidade das medições, a facilidade e a rapidez da instalação e da manutenção e a disponibilidade dos equipamentos já que o número de paradas para a calibração foi reduzido.

Esta parceria de longa data culminou agora com a aquisição pela Samarco de quarenta e sete sistemas de medição de densidade da Smar para o projeto de ampliação das unidades de Germano em Minas Gerais e de Ubu em Anchieta – Espírito Santo, além da duplicação do mineroduto que liga as duas unidades.

Neste projeto serão utilizados Transmissores Foudantion Fieldbus DT302 da Smar em vários processos, tais como: alimentação e produto final das células de flotação, espessador de polpa, recuperação de finos, chegada e saída da polpa do mineroduto, etc.

Estes sistemas de medição de densidade contemplam o projeto de instalação, o fornecimento dos densímetros, dos tanques amostradores, de acessórios como: válvulas guilhotinas, painéis pneumáticos, mangotes, etc. Além de fornecer os equipamentos a Smar será responsável pela supervisão de montagem e start-up dos sistemas de medição de densidade.

Esta parceria de muito sucesso entre a Smar e a Samarco têm proporcionado benefícios também ao meio ambiente, pois a substituição de fontes nucleares elimina o risco de contaminação radioativa. A natureza agradece.