SMAR Apresenta Tecnologia de Medição de Densidade e Concentração Online no 9o. Congresso Mineiro de Automação Industrial da ISA-BH

O engenheiro e Diretor da Smar, César Cassiolato, durante a FAIMINAS 2008, apresentou no 9o. Congresso Mineiro de Automação Industrial a teoria da medição de densidade e concentração e mostrou detalhes do transmissor de densidade DT300 HART/4-20mA, FF e PROFIBUS-PA, que é um instrumento projetado para medição online de densidade e concentração de líquidos, diretamente nos processos industriais, com mais de quatro mil unidades já instaladas. O trabalho apresentado é de autoria de Cassiolato e também do Gerente de Produto, Evaristo O. Alves, onde foi detalhado em específico a medição de densidade no processo de mineração. De acordo com Cassiolato, o DT possui várias patentes no Brasil e nos EUA e permite vários benefícios aos processos industriais.

O DT constitui-se de uma sonda com dois diafragmas repetidores que ficam imersos no fluido de processo. Um sensor de temperatura integral à sonda localizado entre os dois diafragmas repetidores compensa automaticamente qualquer variação da temperatura do processo. Cuidados especiais na fabricação e montagem da sonda e do sensor de temperatura fazem com que pequenas variações na temperatura do processo sejam rapidamente informadas ao transmissor, que através de um software dedicado calcula com precisão o valor da densidade do fluido do processo e ou concentração. De acordo com o processo industrial a concentração medida pelo DT301 pode ser expressa em gm³, kg/m³, Densidade Relativa à 4ºC, Grau Brix, Grau Baumé, Grau INPM, Grau GL, Grau Plato, % de Sólidos, Densidade Relativa à 20ºC, % Concentração, etc.Para mais detalhes, consulte http://www.smar.com/brasil2/products/function.asp#density e ainda veja um vídeo sobre o DT em: http://www.smar.com/brasil2/products/dt301.asp.