SMAR é destaque em evento da Associação Profibus na ISA 2007


Palestra também destacou integração Profibus e SYSTEM302-7

Em mais um evento promovido pela Associação Profibus Brasil América Latina no ISA Show Brazil 2007, a SMAR marcou forte presença. A abertura do evento foi feita pelo diretor da SMAR e presidente da Associação Profibus, César Cassiolato, que detalhou a tecnologia e explanou sobre os critérios técnicos de instalação.

Em seguida, o gerente de aplicações em açúcar e álcool, Marcus Vínicius Ribeiro, apresentou um estudo de caso voltado ao segmento, mostrando o cenário brasileiro em termos de matriz energética e o contexto mundial no consumo de energia. Ele detalhou também sobre as quatro unidades novas do Grupo Santelisa Vale que utilizarão Profibus com o SYSTEM302-7, o sistema de automação mais completo do mercado.

É notório o grande avanço do Brasil na consolidação tecnológica de produção dos biocombustíveis originários da cana-de-açúcar, em especial o etanol. Grandes empreendimentos feitos com capital nacional e internacional vêm dando impulso aos diversos segmentos envolvidos na produção.

Até 2012 o mercado brasileiro de etanol deve movimentar mais de 15 bilhões de dólares. “Particularmente no segmento de automação, verificamos a consolidação das redes digitais como o caminho adotado e, em especial, o Profibus com suas variantes DP e PA. Isto se deve principalmente à necessidade tecnológica que estes empreendimentos requerem, como baixo custo de implementação, segurança da informação, facilidades na operação e manutenção e com as integrações completas entre a instrumentação de campo e os chamados CCM inteligentes”, discursa Cassiolato. “Hoje a grande maioria das plantas novas de açúcar e etanol estão sendo projetadas com o SYSTEM302-7”, acrescenta.

Cassiolato ainda revela que com o Profibus e o SYSTEM302-7 pode-se atingir excelentes resultados como a otimização dos processos, melhoria geral de desempenhos, padronização, disponibilidade e segurança operacional, assim como redução de custos e gestão empresarial.”Do PDA (Plano Diretor de Automação) ao MES (Manufacturing Execution System), a SMAR orienta e fornece meios para acompanhar e dimensionar com maior eficiência os processos de produção, auxiliando os planos de investimentos e melhorias futuras, respeitando as necessidades específicas do cliente e seu cronograma de investimentos”, diz Marcus Vinícius Ribeiro.