SMAR: em sinergia com o futuro sustentável. Tecnologia brasileira contribuindo ao bem comum do Planeta.

A SMAR sempre teve em seus objetivos desenvolver tecnologia de ponta com a preocupação de catalisar o futuro sustentável, de forma a garantir e proporcionar oportunidades sociais e econômicas ao mesmo tempo reduzir o impacto sobre o ambiente.

É muito importante e vital a todos nós o bem-estar do planeta e a SMAR em seus 35 anos vem contribuindo para a sustentabilidade do planeta com todos os seus colaboradores no Brasil e no mundo.Gerenciamos nossos processos industriais e ajudamos nossos clientes a reduzir seus impactos no meio ambiente com a nossa tecnologia, gerando soluções ambientalmente sustentáveis.

O etanol brasileiro, o mais competitivo do mundo, reduz em 85% as emissões de CO2, um dos gases responsáveis pelo aquecimento global.A SMAR, pioneira e líder mundial em automação e controle em usinas de açúcar e álcool, através de sua tecnologia, produtos e serviços é uma das principais colaboradoras nesta redução, pois está presente em mais de 90% das usinas com seus sistemas de automação, controladores e equipamentos.

Como empresa genuinamente brasileira, a SMAR, com todo know-how em automação de plantas de açúcar e álcool está comprometida com o Brasil na busca pela energia limpa a fim de neutralizar os efeitos ambientais, socioeconômicos e políticos e tem um corpo técnico altamente capacitado em sinergia com este cenário, para poder atender o mercado de biocombustíveis, trazendo as melhores soluções industriais.  A tecnologia SMAR, comprometida com a sustentabilidade e com o futuro do meio ambiente vem há mais de 35 anos revolucionando o setor sucroalcoleiro proporcionando negócios lucrativos, vantagens competitivas, seguras, com excelência operacional e sustentável aos seus clientes.

Vale lembrar que a demanda por produtos como o açúcar e álcool vêm aumentando e com isto, cada vez mais recursos são utilizados e aí, toda atenção e controle se fazem necessários, pois é necessário maior volume de energia, mais matéria-prima, transporte, armazenagem, etc., o que também, em muitos casos, acarreta novas agressões ao meio ambiente e aqui entra a automação com o propósito de além de facilitar o processo, proporcionando a qualidade, minimizando a variabilidade, garantindo a repetibilidade e segurança operacional, é responsável em gerenciar eficientemente as condições ambientais e a utilização dos recursos energéticos com  maior eficiência nas linhas de produção, reduzindo o descarte e o desperdício de matéria-prima.A SMAR como líder na indústria de açúcar e álcool vem promovendo através de seus produtos melhorias nos processos e mantendo a atualização tecnológica do setor, garantindo a busca contínua de melhor produtividade e maior eficiência nas várias etapas do processo.

A SMAR através do SYSTEM302, seu sistema de automação e controle baseado em redes, proporciona mais confiabilidade ao processo como um todo, garantindo segurança nas operações, base de dados única, sistema redundante integrado e recursos de gerenciamento de ativos via WEB, etc. Com tecnologia e soluções de controle SMAR as unidades do setor operaram com baixo consumo de água e índices de emissão reduzidos, além de proporcionar o uso racional e a eficiente de energia.

Além disso, a SMAR possuí vários sistemas em vários processos garantindo a segurança operacional e o impacto ambiental, como no projeto PEGASO - Programa de Excelência em Gestão Ambiental e Segurança Operacional da Petrobras, que é o maior projeto em nível mundial já destinado a um programa ambiental do setor de petróleo e tem sido encaminhado para desenvolver novas tecnologias na área de segurança, meio ambiente e saúde, contingências (ações de emergência), efluentes (despejos industriais), supervisão e automatização de dutos, tratamento de resíduos e gerenciamento de riscos.

Outro projeto de destaque da SMAR foi na CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará – a automação do sistema de macro distribuição d’água em Fortaleza. A implantação foi feita no CECOP (Centro de Controle Operacional da Cagece) e em bairros da capital cearense o que proporcionou à CAGECE ser a companhia brasileira de água e esgoto com menos perda na distribuição de água. Através da tecnologia SMAR a CAGECE garante ao cidadão a continuidade da água tratada sem desperdícios.

A SMAR combina o melhor sistema de automação e os melhores equipamentos de campo para melhorar os processos industriais onde houver recursos naturais, com equipes experientes e servindo às necessidades dos clientes.É a Tecnologia brasileira contribuindo ao bem comum do Planeta!

A SMAR reconhece suas responsabilidades com o meio ambiente e procura nortear seus objetivos de acordo com os princípios de desenvolvimento sustentável. A SMAR tem em seus valores a sinergia entre o desenvolvimento tecnológico, a preservação do meio ambiente, a minimização de impactos ambientais, a redução e desperdício de matéria-prima através do compromisso da empresa com a melhoria contínua de seus processos industriais.