Smar participa com sucesso na ISA Automation Week, em Curitiba, e mostra suas novidades tecnológicas

 

A ISA Seção Curitiba promoveu a décima sétima versão do seu tradicional evento “ISA Automation Week – Seminário Técnico e Exposição de Automação”. Realizado nos dias 17 e 18 de outubro, o evento aconteceu no Centro de Convenções ExpoUnimed, em Curitiba, PR.

Esse evento tem como objetivo principal expor as novidades do mercado e propiciar um fórum de discussão e aplicação de sistemas digitais de controle, softwares, instrumentos de medição, sensores, válvulas e analisadores de processo, da automação industrial em geral.

A exposição e o fórum de discussão contaram com a presença de conceituadas empresas dos segmentos de refino e distribuição de petróleo e gás, fertilizantes, papel e celulose, energia, alimentos e bebidas, automóveis, saneamento e meio ambiente, entre outras.

Em seu estande, a Smar demonstrou produtos de sucesso e novidades como o SYSTEM302, o sistema de controle distribuído baseado em redes digitais, com os diversos protocolos de comunicação, entre eles o HSE, Profibus-DP, Profibus-PA, Foundation fieldbus, Modbus, DNP3, DeviceNet, AS-i e o wirelessHART, que foi o destaque do evento. Além disso, a Smar mostrou o RHP303, repetidor HUB Profibus-DP; FRI303 e DC303, entradas e saídas discretas em Profibus-PA, equipamentos wirelessHART LD400WH (Transmissor de Pressão) e TT400WH (Transmissor de Temperatura), a JB400, caixa de junção inteligente, o TT383, Transmissor de Temperatura de 8 canais Profibus-PA, entre outros.

No fórum, Leandro Torres, Gerente de Sistemas e Soluções da Smar, apresentou o tema “Tecnologia WirelessHART e Integração com Sistemas Digitais de Controle distribuído baseados em Ethernet Industrial”.

Segundo Torres, ao tratar-se de aplicações de comunicação sem fio em ambiente industrial, a tecnologia WirelessHART e sua interoperabilidade com redes High Speed Ethernet, deve-se primeiro entender como a intensa sinergia entre as mais importantes especificações de redes de campo (HART, Foundation fieldbus e Profibus) promove o crescimento acelerado do parque instalado dessas redes wireless. O fomento de profissionais dessas três organizações garantiu especificações sofisticadas e seguras para implantação de redes sem fio no chão de fábrica. Tanto é fato que hoje já é possível falar na adoção dessa tecnologia em aplicações de controle, com excelentes tempos de resposta e ainda com alta disponibilidade (acima de 99%) e segurança. Características como channel hopping, blacklisting, sincronismo de tempo, autenticação dos instrumentos, chaves de segurança e encriptação, indicações de falhas e de tentativas de autenticação não autorizadas garantem toda a confiabilidade que se espera de um padrão de comunicação industrial. Essa apresentação mostra também como é possível integrar a tecnologia wirelessHART em SDCDs e demais sistemas de controle baseados na tecnologia Foundation fieldbus utilizando sua infraestrutura HSE (High Speed Ethernet). Como a capacidade de integração de outras tecnologias no backbone HSE, é um diferencial nesse padrão, apresenta-se ainda, como exemplo resumido, os principais passos para viabilizar informações wirelessHART no ambiente de um sistema de controle.

Representou ainda a Smar, Ari dos Santos Neto, responsável pela região em vendas. Segundo Ari, foi uma excelente oportunidade, em que a Smar pode demonstrar seu sistema de automação, seus lançamentos e ainda atender seus clientes de forma diferenciada.