Smar participa de II Simpósio de Controle e Automação do Sul da Bahia

Entre os dias 19 e 23 de novembro, como parte do Programa de Educação Tutorial Controle e Automação, a Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, BA, promoveu o II Simpósio de Controle e Automação do Sul da Bahia, o SCAB 2012. A Smar esteve presente, palestrando e ministrando vários cursos.

A mudança do controle de processo da tecnologia 4-20 mA para as redes digitais e sistemas abertos já se encontra num estágio de maturidade tecnológica e usuários colhendo seus benefícios. Essa mudança é encarada como um processo natural demandado pelos novos requisitos de qualidade, confiabilidade e segurança do mercado. A sua utilização traz uma vantagem competitiva, pois essa nova tecnologia traz aumentos de produtividade pela redução das variabilidades dos processos, redução dos tempos de indisponibilidade das malhas de controle, assim como aumento da segurança operacional. O SCASBII 2012 é uma excelente oportunidade para se verificar algumas novidades do mercado e tendências em tecnologias, propiciar um fórum de discussão e aplicação de sistemas digitais de controle, softwares, instrumentos de medição e automação industrial em geral.

César Cassiolato, Diretor de Desenvolvimento e Pesquisa de Equipamentos de Campo, Qualidade e Engenharia de Produtos da Smar, palestrou sobre o SIS - Sistemas Instrumentados de Segurança. Leandro Torres, Gerente de Sistemas e Soluções, falou sobre o Gerenciamento em tempo real de redes industriais. Evaristo Orellana Alves, Gerente de Produtos e Gerente de Engenharia de Desenvolvimento Mecânico, abordou a Instrumentação de Campo para Processos Industriais – Transmissores de Pressão, Vazão, Nível e Densidade.

Em relação aos minicursos, a Smar ministrou os seguintes:

  • Visão prática de SIS – Sistemas Instrumentados de Segurança – César Cassiolato;
  • EMI – Interferência Eletromagnética em Instalações Industriais – César Cassiolato;
  • Redes Industriais – Leandro Torres;
  • Instrumentação WirelessHART sua integração em sistemas de controle baseados em Ethernet Industrial HSE – Leandro Torres;
  • Visão prática das medições de pressão, vazão, nível em processos industriais – Evaristo Orellana Alves;
  • Visão prática das medições de densidade em processos industriais – Evaristo Orellana Alves.