SMAR participa de Seminário Técnico de Automação/Instrumentação para a cadeia de Petróleo e Gás

O Centro de Tecnologia SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Rio de Janeiro Automação e Simulação realizou, no dia 15 de maio, mais um evento sobre automação: o Seminário Técnico de Automação e Instrumentação para a Cadeia de Petróleo e Gás.

César Cassiolato, Diretor, e Leandro Torres, Gerente de Sistemas e Soluções  da SMAR, estiveram presentes e realizaram apresentações durante o evento. Cassiolato ministrou sobre “Certificação de Redes Digitais” e também sobre os “Benefícios da Tecnologia Digital”. Torres apresentou aos participantes a palestra “Sistema de Medição Fiscal”. Esteve presente também o Gerente da Regional SMAR Rio/Vitória, Alessandro Machado.

Em sua apresentação sobre Certificação de Redes Digitais, Cassiolato explanou sobre o processo de certificação de redes digitais Profibus DP, PA e Foundation fieldbus, mostrando seus objetivos e etapas para garantir a integridade e conformidade com os padrões internacionais. No final colocou uma questão sobre o grande desafio atual. Segundo César, as instalações têm sido as grandes vilãs do sucesso das redes digitais de campo e hoje, o grande desafio é manter a qualidade, integridade e conformidade das redes Ethernet, pois os sistemas de automação modernos e abertos são baseados nela. A SMAR tem competência para certificar redes Foundation fieldbus, Profibus-DP ePA, DeviceNet, AS-i, Modbus, HART e também redes Ethernet.

Em sua segunda apresentação no evento, Cassiolato explanou sobre as motivações no uso de redes industriais e comentou sobre os benefícios das redes Foundation fieldbus. “São amplas as vantagens que a tecnologia digital trouxe para a indústria em relação aos sistemas SDCDs, dentre as quais destacam-se:  ferramentas avançadas de software,  acesso remoto,  gerenciamento de ativos,  menos susceptibilidade a falhas e gerenciamento de alarmes,  maior disponibilidade,  segurança,  maior exatidão, menor variabilidade de processo, determinismo e  redução do custo total em várias etapas: projeto, instalação, operação e manutenção”, comentou o Diretor.

Torres apresentou o sistema de medição fiscal AuditFlow. “O HFC302 foi desenvolvido em conformidade com as mais recentes normas internacionais para sistema de medição fiscal de vazão e atende na totalidade as funcionalidades de um Sistema Eletrônico de Medição. Isto é, além de realizar os cálculos de correção da vazão em tempo real, possui características de segurança dos dados, rastreabilidade, diagnóstico e procedimentos em caso de falha em conformidade com tais normas. O módulo HFC302, computador de vazão do Sistema de Medição de Vazão AuditFlow, é totalmente configurável e concebido com o que há de mais avançado em hardware e software para monitorar, corrigir e controlar vazões de líquidos e gases”.

Cassiolato complementa “o HFC302 é o único computador de vazão com tecnologia Foundation fieldbus desenvolvido e produzido no Brasil com 98.5% de conteúdo local.”

Segundo Alessandro, o objetivo do evento foi promover o intercâmbio entre profissionais e empresas do setor de petróleo e gás, mostrando o que existe de mais moderno e atual para aumentar a produtividade de empresas de diversos portes.