“Software para Automação”: livro aborda a tecnologia OPC sob a ótica do usuário

O mercado de automação industrial ganhou mais um aliado para melhorar o entendimento de aplicação de diversas tecnologias. Foi lançado em outubro, na ISA EXPO 2004 em Houston, EUA, o livro “Software for Automation: Architecture, Integration, and Security”, de Jonas Berge.

A obra é de grande utilidade para integradores de sistema e engenheiros de automação, seja para a integração de componentes em um só sistema, integração digital de subsistemas ou, ainda, para a coexistência de um sistema antigo com um novo, sendo, também, de grande utilidade para engenheiros de IT no conhecimento das necessidades específicas do ambiente da automação.

Jonas Berge é formado pela Universidade Österport Skolan, na Suécia, e é Gerente Geral da subsidiária da Nova Smar em Cingapura. O especialista em eletrônica também é autor de “Fieldbuses for Process Control: Engineering, Operation, and Maintenance”, que recebeu o prêmio “Molloy Award” pelo livro mais vendido no Departamento de Publicações da ISA, em 2002.

Atuando na empresa desde 1992, Berge explica que a Smar teve grande importância na elaboração da obra, já que direciona sua rotina para o desenvolvimento de novas tecnologias, tais como várias formas de OPC (OLE for Process Control), disponibilizando aos seus profissionais um acesso privilegiado à pesquisa e desenvolvimento. “A Smar tem implementado antecipadamente diversas tecnologias em seus produtos, trazendo ao mercado os benefícios antes das demais empresas”, garante.

O autor explica que o livro é dirigido para técnicos em automação, embora interesse também a profissionais de IT ou programadores. Acostumado ãs dúvidas que ouve diariamente no mercado, Berge priorizou no livro a resposta a algumas perguntas freqüentes, como “o que é o OPC?”, “como estar conforme com a FDA 21 CFR parte 11?”, “como eu posso disponibilizar os dados e recursos de minha produção na Web”, “como meu antigo SDCD pode co-existir com meu novo sistema?”, “como eu posso ter certeza de poder conectar-me a um controle avançado no futuro?”, “como posso ter certeza da segurança da rede?”, “como eu posso enviar uma mensagem a um celular quando há uma ocorrência de alarme?”, ou “como eu posso registrar dados de meu PLC em um banco de dados SQL?”.

Com 339 páginas, 175 ilustrações e mais de cinqüenta perguntas de recapitulação, a publicação é ideal para cursos de treinamento e de leitura pessoal, constituindo indispensável obra de referência. “Software para Automação: Arquitetura, Integração e Proteção” pode ser comprado no site www.isa.org/autosoftware.