Tecnologia da Informação e Internet: alunos do Projeto Cidadão do Futuro participam de palestra sobre o tema


Adriano Oliveira, durante apresentação sobre Marketing Digital aos alunos do projeto Cidadão do Futuro

 

Com foco na “Importância da Tecnologia da Informação para o Mercado de Trabalho”, Adriano Oliveira, Coordenador de Marketing Digital da SMAR e Diretor de Informática e Comunicação da Associação PROFIBUS, apresentou aos alunos do Projeto Cidadão do Futuro informações e curiosidades sobre o tema. O encontro aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro, no CTS – Centro de Treinamento SMAR. A palestra foi dividida em três partes. Na introdução, Oliveira mostrou aos alunos os componentes básicos e o funcionamento dos componentes internos de um computador.

Em seguida, apresentou as profissões que existem no mercado de trabalho relacionadas à Tecnologia da Informação, detalhando as responsabilidades de cada uma, o que faz, como é o dia-a-dia de cada profissional, média salarial e a carência do mercado de trabalho por estes profissionais. Por fim, esclareceu a questão do Marketing na internet/e-Commerce e como esta ferramenta tem sido útil e facilitado a vida das empresas com técnicas de SEO (Search Engine Optimazation). “Falar sobre tecnologia com estes jovens acaba sendo mais fácil, porque eles estão à frente no assunto, já nasceram em contato com o computador. Foi importante demonstrar que as ferramentas utilizadas por eles no dia-a-dia, se bem aplicadas, podem gerar receita. O que precisa ficar claro é que para trabalhar com Tecnologia da Informação não basta apenas gostar de computador. É necessário ter aptidão, dedicação e estudar constantemente”, completa Oliveira.

Atento ao tema, Aruã Henrique de Souza, 16 anos, achou a palestra esclarecedora. “Uso o computador para trabalhos escolares e relacionamentos. A palestra serviu para mostrar que informática não é só isso”, conclui o jovem cidadão.

Para César Cassiolato, Diretor de Marketing, Qualidade, Assistência Técnica e Instala- ções Industriais, a apresentação de Oliveira é de extrema importância. “Muito se fala em inclusão digital, mas precisamos estar atentos e encarar o lado educacional do assunto. Precisamos atribuir o acesso às tecnologias como facilidades para se adquirir a informação e tirar vantagem disto. É necessário interagir e apreender as principais propriedades e potencialidades desta tecnologia. Parabéns ao Adriano pelo tema abordado”, analisa.

Psicóloga e Professora do Projeto Cidadão do Futuro, Janaína Fernanda Brasca considerou a palestra muito próxima à rotina de cada jovem, já que vivemos atualmente na era da tecnologia. “O aluno que se dedica, se interessa e estuda a informática se destacará em sua vida profissional, pessoal e social, porque percebemos o quanto a tecnologia influencia o cotidiano de todos nós, sendo um meio que tem contribuído com o aprendizado”.

Oferecendo formação social e orientação vocacional a adolescentes de 14 a 16 anos que participam do Programa Atleta do Futuro do SESI, o Projeto Cidadão do Futuro é uma iniciativa da Smar e do SESI Sertãozinho.