Unidade da VCP em Três Lagoas produz celulose com equipamentos SMAR

Com duas turbinas para geração de energia elétrica (35mw e 30mw), capacidade de moagem de 21 milhões de toneladas de cana por dia e produção de 2.249 metros cúbicos de álcool por dia, entra em operação, com automação SMAR, uma das maiores e mais automatizadas usinas do mundo, a unidade do Grupo Cosan em Jataí, GO.

Segundo Fernando Liboni, Gerente de Projeto da SMAR Divisão Internacional, a SMAR estará presente em praticamente todas as etapas do processo. “Os equipamentos de campo da SMAR já estão instalados em diversas partes da usina, como Utilidades, Preparo, Tratamento, Fermentação, Destilaria, Esteiras, Turbo Gerador, Captação, ETA, Caldeiras e Difusor”. Foram instalados na planta nove painéis de controle com protocolo Profibus, além de posicionadores de válvulas (FY303) e transmissores de pressão (LD303) e temperatura (TT303). São 14 estações de operação redundantes, configuradas pela SMAR e organizadas em uma sala de controle COI – Centro de Operações Integradas.

Ainda segundo Liboni, a Cosan Jataí, considerada uma das mais completas usinas do mundo, se destaca pelo alto nível de profissionalização. “Atualmente existem grandes usinas com controle automático, mas esta unidade, em especial, chama atenção pela profissionalização, pois desde a terraplanagem as metodologias de gerência de projetos estão presentes na tomada de decisões, realizada por um grupo de engenharia responsável pela entrega do projeto”, conclui.


COI – Centro de Operações Integradas da Usina Jataí – informações à mão, em um único local